Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Temporal prejudica trânsito e afeta circulação de transportes no Rio

Queda de dirigível, alagamentos e problemas elétricos suspendem circulação de trens; no Centro, falta de energia suspende circulação do VLT 

Rio de Janeiro|Jaqueline Suarez, do R7

Temporal provocou pontos de alagamentos em vários bairros do Rio
Temporal provocou pontos de alagamentos em vários bairros do Rio Temporal provocou pontos de alagamentos em vários bairros do Rio

O temporal que atingiu o Rio na madrugada desta quinta-feira (15), provocou estragos em vários bairros da cidade. Duas pessoas morreram no desabamento de uma casa em Quintino, na zona norte. Em Realengo, zona oeste, um policial morreu após uma árvore cair sobre seu carro. Já na zona sul, um trecho da ciclovia Tim Maia desabou no trecho de São Conrado.

As fortes chuvas deixaram parte da capital sem luz e provocaram alagamento em várias avenidas, prejudicando o trânsito e o funcionamento do transporte público. Trens, Metrô e BRT operam parcialmente ou com intervalos irregulares desde o fim da noite desta quarta-feira (14). Já o VLT não está operando nesta manhã devido a problemas de energia elétrica na região central da cidade.

O COR (Centro de Operações da Prefeitura do Rio) pede que a população evite se deslocar pela cidade nesta manhã em função dos reflexos dos temporal, como vias alagadas, quedas de árvores e falta de energia. Entre 00h25 e 5h30 a cidade ficou em estado de crise, nível máximo de alerta.

As zonas oeste e norte foram as mais castigadas pelo temporal. Em apenas uma hora (23h45 - 0h45), a estação Barra/Riocentro registrou 123,2mm de chuva, o equivalente a 119% do esperado para todo o mês de fevereiro. Em Jacarepaguá, das 17h de ontem às 2h de hoje, choveu quase 150% da média de chuva esperada para todo o mês de fevereiro.

Publicidade

Trens

A queda de um dirigível na linha férrea provocou a interrupção na circulação dos trens do ramal Santa Cruz. O veículo caiu sobre a rede elétrica da Supervia, próximo a estação Vila Militar. Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve vítimas. O veículo teria se soltado do local onde estava atracado devido aos fortes ventos.

Publicidade

No ramal Belford Roxo, devido à queda de uma árvore nas proximidades da estação Honório Gurgel, a circulação está sendo realizada apenas entre Pavuna e Belford Roxo. As partidas da Central do Brasil encontram-se suspensas.

Já no ramal Saracuruna e nas extensões Vila Inhomirim e Guapimirim a circulação está interrompida devido ao alagamento sobre os trilhos na região de Manguinhos e queda de telhas sobre cabos de alta tensão na estação Penha.

Publicidade

No ramal Deodoro, foi registrada a queda de muro ao lado da via, entre as estações Riachuelo e Quintino. Por conta desta ocorrência, os trens sentido Deodoro, não fazem parada nas estações Riachuelo, Sampaio, Engenho Novo, Méier, Piedade e Quintino. 

BRT

Os serviços do BRT começaram a operar com intervalos irregulares por volta de meia noite devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. Segundo a concessionária que administra o serviço, por medida de segurança em razão da baixa visibilidade e de árvores na pista, os serviços que ligam Santa Cruz e Campo Grande ao terminal Alvorada foram interrompidos em seguida. Pouco antes, uma árvore caiu sobre um ônibus articulado próximo à estação Venda de Varandas, mas ninguém ficou ferido.

Por volta de 1h, a queda de árvores na altura da estação Rio 2 provocou irregularidade nas linhas dos corredores TransCarioca e TransOlímpica. A operação nos três corredores chegou a ser suspensa às 1h30m e retomada, com irregularidade, pouco tempo depois.

Nesta manhã, o corredor TransOeste funciona parcialmente. O trecho a partir da estação Pingo D'Água permanece interrompido até Santa Cruz e Campo Grande. Apenas os serviços entre a estação, o Terminal Alvorada e até o Terminal Jardim Oceânico encontram-se operando.

A concessionária informou que não tem previsão para a normalização dos serviços suspensos.

Metrô

Após um problema na rede elétrica, que prejudicou o funcionamento da Linha 2 do Metrô, a concessionária voltou a operar normalmente por volta das 10h. 

VLT

As duas linhas do VLT ficaram sem operação nesta manhã devido à problemas de energia na região central do Rio. O funcionamento foi normalizado por volta das 10h. 

*Sob supervisão de PH Rosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.