Tragédia impressiona bombeiro do RJ que esteve em Brumadinho
Oitenta militares foram homenageados por resgate em Minas Gerais; Witzel informou que um grupo de trabalho tem fiscalizado barragens do Estado
Rio de Janeiro|Lucas França, do R7*
Os 80 militares do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, que participaram do resgate em Brumadinho, Minas Gerais, foram homenageados nesta quarta-feira (6). Eles receberam a Medalha do Mérito Força e Coragem, dada aos militares que se destacam em operação consideradas relevantes.
Leia também: RJ: Mangaratiba decreta estado de emergência após temporal
O capitão do Rodrigo Barbosa, um dos 80 homenageados, destacou que a tragédia e o contato com familiares de vítimas impactou a equipe.
“Apesar desta ter sido a minha nona grande operação, ficamos impactados com o tamanho da tragédia. Muitos familiares nos abordaram para solicitar apoio para encontrarmos os corpos de seus entes queridos”, relatou Barbosa.
De acordo com o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Roberto Robadey Jr., duas duplas de militares e dois cães farejadores serão enviados para continuar com o socorro às vítimas de Brumadinho.
Leia também
“Amanhã (quinta-feira) mandaremos novamente uma equipe para apoiar este esforço à Brumadinho. O cão é muito preciso para localizar vítimas. Naquele mar imenso de lama e rejeitos, o animal vai indicar exatamente onde devem ser feitas as buscas. Colocamos nossos melhores veículos, aeronave e bombeiros para atuarem prontamente logo que recebemos a notícia do desastre”, disse o secretário.
Barragens do Rio
O governador Wilson Witzel esteve presente na cerimônia e informou que um grupo de trabalho tem fiscalizado as barragens do Estado e, ao longo da próxima semana, todos os responsáveis por elas serão notificados com um prazo de 90 dias para realizarem a Inspeção de Segurança Regular nas estruturas.
A cerimônia ainda marcou a entrega de dez viaturas para ocorrências de busca e salvamento, que serão serão distribuídos para as unidades do Catete, Paraty, São Pedro da Aldeia, São Fidélis, Campos, Resende, Barra Mansa, Teresópolis, Cabo Frio e para o Gopp (Grupamento de Operações com Produtos Perigosos).
Veja homenagem:
*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira