Turista morre baleada após veículo furar cerco policial na Rocinha
Policiais e criminosos trocam tiros desde o início da manhã
Rio de Janeiro|Do R7*
Uma turista espanhola morreu após ser baleada nesta segunda-feira (23), na favela da Rocinha, zona sul do Rio. Segundo a Polícia Militar, o carro em que a vítima estava não obedeceu à ordem de parada dos policiais e furou o bloqueio. Os militares efetuaram disparos contra o veículo e um dos tiros atingiu a mulher.
Maria Esperanza Ruiz Jimenes, de 67 anos, estava com um grupo de mais quatro pessoas, que seriam um guia turístico, um italiano e mais dois espanhóis. O carro passava pela estrada da Gávea, que corta a comunidade, quando foi atingido. De acordo com informações iniciais, a mulher foi ferida no peito.
Em nota, a Polícia Militar informou que “por volta das 10h30, um veículo Fiat Fremont rompeu o bloqueio policial no Largo do Boiadeiro, houve reação da guarnição, atingindo o veículo. Durante a abordagem, verificou-se que se tratava de um veículo para transporte de turistas”.
A PM também disse que a turista chegou a ser levada para o Hospital Miguel Couto, na Gávea, porém não resistiu e faleceu na unidade.
A Secretaria de Estado de Segurança lamentou a morte da turista espanhola Maria Esperanza Jimenez Ruiz e informou que acompanha a apuração dos fatos junto à Corregedoria da Polícia Militar do Rio de Janeiro e à Divisão de Homicídios da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, que investiga o caso.
Desde o início da manhã, uma intensa troca de tiros acontece na comunidade. Dois policiais do Choque e um suspeito foram baleados no ponto conhecido como 199, no alto da favela. Os três feridos também levados para o Hospital Municipal Miguel Couto.
Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde dos feridos.
Jaqueline Suarez, estagiária do R7 Rio