UFRJ aprova projeto multiúso para área onde ficava o Canecão
A concessão do espaço à iniciativa privada terá um prazo de 30 anos; o local está fechado desde 2010
Rio de Janeiro|Da Agência Brasil

O Conselho da UFRJ (Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro) aprovou o projeto de cessão de um equipamento cultural multiúso que será construído no local onde ficava a icônica casa de shows Canecão, fechada desde 2010. O projeto prevê também um restaurante universitário, que servirá cerca de 2.000 refeições por dia, e um prédio acadêmico para a UFRJ com até 80 salas de aula.
A discussão se deu em uma reunião extraordinária realizada na quinta-feira (17) pelo conselho. Após quase duas horas de debate, o colegiado máximo da universidade aprovou a iniciativa por 38 votos favoráveis, sete contrários e duas abstenções.
O Equipamento Cultural Multiúso é uma das linhas de ação do Projeto de Valorização do Patrimônio da UFRJ e será construído a partir da concessão, a título oneroso, de uma área situada no campus Praia Vermelha, no bairro da Urca, na zona sul do Rio de Janeiro.
Apesar do apoio da maioria dos membros do conselho, a cessão foi contestada especialmente por representantes do corpo discente da universidade, que questionam a concessão de espaços públicos da universidade à iniciativa privada.
Já a reitoria defendeu o projeto e disse que se trata de um compromisso firmado com a população carioca pelas quatro últimas administrações da UFRJ.
A concessão do espaço à iniciativa privada terá um prazo de 30 anos e prevê a realização de cerca de R$ 58 milhões em investimentos.















