Unirio anuncia volta de atividades após aluno que fez ameaças ser alvo de busca e apreensão
Universidade adotou série de medidas para garantir segurança dos alunos; policiais cumpriram mandados no Rio e em Teresópolis
Rio de Janeiro|Victor Tozo, do R7*

A Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) anunciou o retorno das atividades nos campi da Urca, na zona sul da cidade para esta quarta-feira (22), após a Polícia Civil cumprir, na manhã desta terça (21), cinco mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao estudante que fez ameaças à universidade.
A reitoria comunicou que adotou uma série de medidas para garantir a segurança dos estudantes, como o acionamento das polícias Federal e Especializada para as investigações, que serão acompanhadas pela Procuradoria Federal junto à universidade.
Além disso, a faculdade informou que está em contato com a família do aluno que teria feito as ameaças e disponibilizou um profissional especializado para acolhimento e acompanhamento pessoal e familiar.
A Unirio também afirmou que irá promover o monitoramento por câmeras e reforçar a iluminação dentro dos campi, além do controle de acesso à universidade, que poderá solicitar identificação dos estudantes.
Por fim, a reitoria abriu um procedimento disciplinar apuratório.
O Plantão Judiciário da Capital expediu, nesta madrugada, cinco mandados de busca e apreensão, cumpridos por agentes da 10ª DP (Botafogo) no Rio e em Teresópolis, na região Serrana. Os policiais procuraram elementos que possam contribuir com as investigações do caso.
As atividades foram suspensas por dois dias em diversos centros da universidade na Urca na segunda (20), após a reitoria ser informada de que um estudante da Unirio teria ameaçado promover um ataque aos campi através das redes sociais.
Procurada, a Polícia Federal afirmou que não foi acionada pela Unirio sobre as ameaças. A Polícia Militar também disse que não recebeu registros e que o 2º BPM (Botafogo) segue aberto ao contato direto com os gestores da universidade.
*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira















