Estudos estão avaliados em R$ 5 milhões
CESAR CONVENTI/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO/27.06.2020Os testes da vacina desenvolvida pela Universidade Oxford, na Inglaterra, contra a covid-19 entraram na fase de recrutamento de voluntários no Rio de Janeiro na sexta-feira (26), segundo o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, responsável pela coordenação do estudo na capital fluminense.
Brasil assina acordo para produzir vacina de Oxford contra coronavírus
Ao todo, serão selecionados 1500 pessoas com idade entre 18 e 55 anos, profissionais de saúde ou que tenham alta exposição ao vírus e que não contraíram a covid-19. O recrutamento é feito pelo site do instituto.
De acordo com o Idor, o estudo é simples-cego e randomizado: os voluntários não sabem se receberão a vacina de Oxford ou a vacina controle.
Os custos da pesquisa, avaliados em R$ 5 milhões, serão cobertos pela Rede D´Or. Já o trabalho será inteiramente conduzido pelo Instituto D’Or.
No Brasil, os estudos da vacina de Oxford tiveram início em São Paulo, no CRIE (Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais), da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), centro coordenador da pesquisa no país.