Logo R7.com
RecordPlus

Vazamento que alimentava lago e afetava fornecimento de água é descoberto em São Gonçalo (RJ)

Moradora criou espaço no quintal com patos e peixes para evitar que água se infiltrasse em sua casa

Rio de Janeiro|Do R7

  • Google News
Moradora criou lago para conter infiltração
Moradora criou lago para conter infiltração

Um vazamento que existia há, pelo menos, 60 anos foi descoberto pela Águas do Rio, concessionária que administra o abastecimento de água, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro. Segundo a empresa, o vazamento alimentava um lago com peixes e patos, mas, em contrapartida, prejudicava o abastecimento em 15 bairros da cidade.

O vazamento era uma tubulação de 1897, no bairro do Mutondo, e desperdiçava uma média de 4 milhões de litros de água potável por dia, quantidade suficiente para abastecer 20 mil pessoas.


Responsável pelo lago, Zilene Veloso disse que essa foi a forma que encontrou para desviar parte do fluxo da água que vazava e se infiltrava na casa dela e dos vizinhos.

“Esse vazamento existe desde quando meus avós ainda eram vivos. Há quatro anos tenho esse espaço com aves e peixes. Meu filho começou criando cavalo e depois meu neto trouxe outros animais”, contou.


A moradora disse ainda que, apesar de ter construído o lago para amenizar os problemas causados pelo vazamento, espera a manutenção da tubulação.

“Todo ano a gente tem que pintar a casa por causa da infiltração, e o cheiro de mofo é muito forte. Eu e meu marido tentamos conter um pouco desse vazamento criando o lago, mas a situação vem piorando com o tempo. Tenho lugar para abrigar os meus bichinhos e não vejo a hora de isso acabar.”


Vazamento existe há pelo menos 60 anos
Vazamento existe há pelo menos 60 anos

O vazamento afeta moradores das ruas Frei Orlando, Lourival Rodrigues e Alberto Coupey, mas o impacto no abastecimento é sentido por quem vive nos 15 bairros do município abastecidos pelas adutoras.

A concessionária informou que já está trabalhando no conserto de um segundo vazamento encontrado em outra tubulação, de 1914. A Águas do Rio também regulariza o sistema na região, com a retirada de ligações clandestinas.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.