Um vídeo que circula na internet mostra dois homens alimentando jacarés do Canal das Taxas, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio de Janeiro. Nas imagens, é possível ver os moradores entregando peixes na boca de um animal, que também é acariciado.
Homens entregam peixes a jacaré
Reprodução/Record TV RioAlém de perigosa, a prática pode ser danosa à espécie, de acordo com especialistas. Os jacarés podem se acostumar a receber a comida e se concentrar na região, o que pode levar a disputas territoriais.
De acordo com dados do Instituto Jacaré, 80% dos animais examinados do canal possuem ferimentos e mutilações, que seriam causados por brigas por comida.
Segundo o instituto, as mortes causadas por estes conflitos podem acelerar a redução da população da espécie.
O hábito também não é recomendado, uma vez que os jacarés do Recreio ficam imersos em esgoto, podendo causar doenças aos humanos que façam contato com eles, como viroses e parasitoses, segundo o infectologista Edimilson Migowski.
José Romildo de Souza, presidente da Associação de Moradores do Terreirão, afirmou que já esteve em contato com as pessoas que aparecem no vídeo e que tem feito reuniões de conscientização com os moradores da região.
*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira