VÍDEO: Moradores alimentam jacarés na zona oeste do Rio
Especialistas alertam para perigo da prática, que coloca em risco a vida de humanos e também prejudica a espécie
Rio de Janeiro|Victor Tozo, do R7*, com Record TV Rio
Um vídeo que circula na internet mostra dois homens alimentando jacarés do Canal das Taxas, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio de Janeiro. Nas imagens, é possível ver os moradores entregando peixes na boca de um animal, que também é acariciado.

Além de perigosa, a prática pode ser danosa à espécie, de acordo com especialistas. Os jacarés podem se acostumar a receber a comida e se concentrar na região, o que pode levar a disputas territoriais.
De acordo com dados do Instituto Jacaré, 80% dos animais examinados do canal possuem ferimentos e mutilações, que seriam causados por brigas por comida.
Segundo o instituto, as mortes causadas por estes conflitos podem acelerar a redução da população da espécie.
O hábito também não é recomendado, uma vez que os jacarés do Recreio ficam imersos em esgoto, podendo causar doenças aos humanos que façam contato com eles, como viroses e parasitoses, segundo o infectologista Edimilson Migowski.
José Romildo de Souza, presidente da Associação de Moradores do Terreirão, afirmou que já esteve em contato com as pessoas que aparecem no vídeo e que tem feito reuniões de conscientização com os moradores da região.
*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira















