Rio de Janeiro Violino encontrado em lixo no Rio pode ser peça rara

Violino encontrado em lixo no Rio pode ser peça rara

Especialista vai analisar se instrumento achado em Curicica, na zona oeste, é da marca Stradivarius ou apenas uma réplica

  • Rio de Janeiro | Inácio Loyola, do R7*, com informações da Record TV Rio

Peça foi localizada em meio ao lixo em Curicica

Peça foi localizada em meio ao lixo em Curicica

Record TV Rio

Um motorista aposentado encontrou em meio a um depósito de lixo em Curicica, na zona oeste do Rio, um violino que pode ser uma peça rara.  Um especialista vai analisar se o instrumento é do modelo Stradivarius, que tem um valor incalculável.

Ao lado do primo, Carlos Henrique achou a peça em uma caixa. No primeiro momento, eles pensaram que seria um cavaquinho, mas perceberam que, na verdade, o objeto era um violino.

Os dois fizeram pesquisas na internet sobre o modelo do instrumento musical. Eles descobriram que o violino pode ser um modelo muito raro, importante e valioso que foi fabricado pelo luthier italiano Antonio Stradivari para a realeza europeia no século XVIII.

Segundo informações da Record TV, estima-se que no mundo só existam 550 violinos desse modelo, e o valor da peça é inestimável.

O profissional Luiz Felipe Moraes foi chamado para avaliar a peça. Após testes de umidade da madeira e análise da estrutura interna com uma câmera endoscopia, o especialista garantiu que o estado do violino é bom, mas ainda não há como afirmar que o instrumento é original. 

Assista ao vídeo: 

Últimas