Violino encontrado em lixo no Rio pode ser peça rara
Especialista vai analisar se instrumento achado em Curicica, na zona oeste, é da marca Stradivarius ou apenas uma réplica
Rio de Janeiro|Inácio Loyola, do R7*, com informações da Record TV Rio

Um motorista aposentado encontrou em meio a um depósito de lixo em Curicica, na zona oeste do Rio, um violino que pode ser uma peça rara. Um especialista vai analisar se o instrumento é do modelo Stradivarius, que tem um valor incalculável.
Ao lado do primo, Carlos Henrique achou a peça em uma caixa. No primeiro momento, eles pensaram que seria um cavaquinho, mas perceberam que, na verdade, o objeto era um violino.
Os dois fizeram pesquisas na internet sobre o modelo do instrumento musical. Eles descobriram que o violino pode ser um modelo muito raro, importante e valioso que foi fabricado pelo luthier italiano Antonio Stradivari para a realeza europeia no século XVIII.
Segundo informações da Record TV, estima-se que no mundo só existam 550 violinos desse modelo, e o valor da peça é inestimável.
O profissional Luiz Felipe Moraes foi chamado para avaliar a peça. Após testes de umidade da madeira e análise da estrutura interna com uma câmera endoscopia, o especialista garantiu que o estado do violino é bom, mas ainda não há como afirmar que o instrumento é original.
Assista ao vídeo:















