Wilson Witzel anuncia contratação de 3.000 PMs até o fim de 2019
Com 500 alunos, 1ª turma iniciará treinamento no próximo dia 18; governador confirmou reforço para 7º BPM, região com piores índices de violência
Rio de Janeiro|Da Agência Brasil
O governador Wilson Witzel anunciou, nesta sexta-feira (25), no Palácio Laranjeiras, o cronograma de convocação de 3.000 policiais militares ao longo do ano para reforçar o combate ao crime organizado no Estado. Os primeiros 500 PMs, aprovados em concurso público em 2014, começam o treinamento no Cfap (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças) no dia 18 de fevereiro.
Assista: Em entrevista exclusiva, governador Wilson Witzel fala sobre segurança e corrupção
De acordo com o cronograma da Secretaria de Polícia Militar, a segunda turma, que se inicia em abril, terá mais 800 policiais. A terceira turma, com 450 PMs, começará em julho. Em agosto serão mais 450. A quinta e sexta turmas, ambas com 400 alunos, começarão em novembro e dezembro. Os 3.000 novos soldados estarão nas ruas no prazo de um ano, a partir da data que iniciarem o curso de formação.
Atualmente, estão incorporados ao Cfap mil concursados, divididos em três turmas que começarão a ser formadas a partir de junho deste ano. Witzel reafirmou seu compromisso com o fortalecimento das polícias e informou que será intensificado o patrulhamento em São Gonçalo, um dos municípios mais violentos da região metropolitana do Rio, principalmente devido ao Complexo do Salgueiro.
“A ideia é recompor o quadro da Polícia Militar para que nós façamos frente à necessidade de segurança. São Gonçalo vai receber um policiamento especial diante da criminalidade que atormenta a população. Pretendo deslocar 300 PMs para o 7° Batalhão para que possamos melhorar a capacidade da polícia no município que tem os piores índices [de violência]”, disse o governador.
Leia também
Acordo com o Legislativo
A convocação dos novos policiais será possível graças a um acordo entre o governo estadual e a Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), que se comprometeu a arcar com os salários dos novos PMs até o fim de 2020. O investimento será de R$ 125 milhões para cada ano.
A verba será remanejada para a Secretaria de Polícia Militar. Os recursos são fruto de uma economia feita pelo legislativo fluminense de R$ 370 milhões feita em anos anteriores.