Zoológico do Rio corre o risco de perder única girafa
Animal foi emprestado pelo zoo de Brasília em 2008
Rio de Janeiro|Do R7

A única girafa do zoológico do Rio é alvo de uma disputa judicial. O animal, conhecido como Zagalo, corre o risco de deixar a instituição carioca depois que Justiça de Brasília determinou que o bicho seja devolvido para o zoo da capital federal.
De acordo com Murilo Leal, assessor jurídico do zoológico do Rio, a girafa é emprestada e esta prática é comum entre as instituições.
— Eles nos procuraram para regularizar a situação do Zagalo. Depois, alegaram que precisavam do animal para fazer reprodução. O muncípio do Rio não foi notificado oficialmente, mas pretende recorrer da decisão.
Zagalo foi transferido para o Rio em 2008. Na época, ele chegou para reproduzir com uma fêmea. Apesar da boa convivência, o casal não teve filhotes. A companheira morreu recentemente.
Com 14 anos, ele é considerado um animal de idade avançada. Segundo Murilo Leal, uma possível transferência pode prejudicar a saúde da girafa.
— Qualquer transporte é muito cansativo e estressante. Qualquer mudança vai alterar a saúde dele, que é muito frágil.
Os frequentadores lamentam que Zagalo possa deixar o zoo do Rio. Denilson de Melo disse que a girafa é um animal especial.
— A girafa é muito bonita. Se sair daqui, fará falta.
A direção do zoológico de Brasília informou que tentou fazer outra permuta. É possível que o zoológico do Rio receba um dromedário e a girafa seja levada para um resort de luxo em Mangaratiba.
Assista ao vídeo:















