Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Adolescente é agredido por GCM em quadra de escola em SP. Veja o vídeo

Segundo a Prefeitura, "os guardas foram identificados e afastados de suas funções nas ruas". Caso aconteceu na última quarta-feira (25), em Osasco

São Paulo|Kaique Dalapola, do R7, Stéphanie Nascimento, da Agência Record

Um vídeo feito na quadra esportiva de uma escola de Osasco, região metropolitana de São Paulo, mostra um estudante de 15 anos sendo agredido por dois agentes da GCM (Guarda Civil Municipal).

Segundo informações obtidas pelo R7, o caso aconteceu na noite da última quarta-feira (25), na quadra da Escola Municipal Professor Anezio Cabral, no bairro Jardim D'Abril, em Osasco.

A mãe do garoto, Andrea Alves, publicou o vídeo nas redes sociais na manhã desta sexta-feira (27). No início da noite deste sábado, a publicação no Facebook já havia ultrapassado mil compartilhamentos e contava com aproximadamente 60 mil visualizações.

"Se já é revoltante ver uma cena dessa, imagine quando é com um filho nosso. GCM de Osasco diz que só estava orientando meu filho de 15 anos", diz a publicação da mãe.

Publicidade

Para a reportagem, a mãe do adolescente disse que o menino estava andando de bicicleta na rua quando os guardas o chamaram a atenção pedindo para parar e ir até a base da GCM que fica bem próximo da quadra.

Ainda de acordo com Andrea, o garoto teria se negado e foi jogar bola na quadra da escola, como faz frequentemente. Os GCMs teriam ficado nervosos e foram tirar satisfação com adolescente, o agredindo.

Publicidade

No momento da agressão, a mãe foi avisada do que estava acontecendo. Ao chegar na quadra, os GCMs já tinham ido embora e adolescente estava chorando e reclamando de dor.

Ela afirma que o levou para o PS Jardim D'Abril, onde ele foi medicado e tirou um raio-x da cabeça, pois estava com um "galo" e não conseguia abrir a boca. Segundo a mãe, esta foi a primeira vez que seu filho sofreu uma agressão.

Publicidade
Jovem agredido por GCM de Osasco (SP)
Jovem agredido por GCM de Osasco (SP) Jovem agredido por GCM de Osasco (SP)

Segundo o advogado Ariel de Castro Alves, coordenador Comissão da Criança e do Adolescente do Condepe (Conselho Estadual de Direitos Humanos), o conselho tutelar de Osasco já foi contatado sobre o caso.

"Vamos pedir para Polícia Civil apurar, através da delegacia seccional de Osasco, para instaurarem inquérito e para identificarem os GCMs agressores e o adolescente vítima. Em princípio, podem ser apurados os crimes de abuso de autoridade e tortura" disse o advogado.

Procurada pelo R7, a Secretaria de Segurança e Controle Urbano de Osasco informou que "tão logo tomou conhecimento dos fatos, a Prefeitura acionou a Corregedoria da corporação. Os guardas foram identificados e afastados de suas funções nas ruas".

A pasta ainda afirma que "uma sindicância foi instaurada e poderá resultar em punição e até expulsão da corporação, instituída para manter a ordem e defender os cidadãos de bem".

Por fim, a Prefeitura disse que "não compactua com abuso de poder e violência e atitudes como as registradas em vídeo serão combatidas no rigor da lei".

Leia mais notícias de São Paulo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.