Aeroporto de Congonhas (SP) tem ao menos 290 voos cancelados
Acidente com pneus do trem de pouso de um avião de pequeno porte afetou voos em ao menos 13 estados e no DF
São Paulo|Letícia Dauer, da Agência Record
Pelo menos 290 voos já foram cancelados até as 16h30 desta segunda-feira (10), no Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital, após o acidente que envolveu um avião particular. Os atrasos e cancelamentos ocorreram após um avião de pequeno porte ter os pneus do trem de pouso furados na manhã do domingo (9).
De acordo com a Infraero, responsável pela administração do aeroporto, no domingo (9), 233 voos foram cancelados em Congonhas: 116 de partida e 117 de chegada.
Nesta segunda-feira, até as 16h30, 55 voos foram cancelados: 34 de chegada e 23 de partida, além de atraso em 57 voos.
No domingo, o aeroporto permaneceu cerca de nove horas interditado após um avião de pequeno porte, da fabricante Learjet, ter seus pneus do trem de pouso furados durante o pouso, por volta das 13h20.
A aeronave, ocupada por cinco pessoas, saiu da pista e parou em um trecho chamado “taxiway”. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Após quase nove horas de interdição, com as operações de pouso e decolagem paradas, foi feita a manobra de retirada, por volta das 22h18, e liberados os demais voos.
Entre os estados afetados com os reflexos do incidente estão o Rio de Janeiro, Goiás, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e o Distrito Federal.
As investigações serão conduzidas pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes).