O prazo para a entrega das obras é junho de 2028
Rovena Rosa/Agência Brasil - 10/10/2022A Aena anunciou, nesta segunda-feira (25), a construção de um novo terminal de passageiros no aeroporto de Congonhas (SP), o segundo mais movimento do Brasil. Em agosto de 2022, a empresa espanhola arrematou 11 aeroportos, por R$ 2,4 bilhões.
A partir de 17 de outubro, a Aena vai assumir o controle de Congonhas.
Santiago Yus, diretor-presidente da Aena no Brasil, explicou que o objetivo é ampliar a distância entre as pistas de taxiamento e a principal. Atualmente, elas estão fora das normas internacionais — que estabelecem o mínimo de 158 metros.
• Compartilhe esta notícia no Whatsapp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Segundo o executivo, todas as 12 pontes de embarque também serão retiradas do aeroporto de Congonhas. A previsão é que 20 novas pontes sejam construídas.
Pelo contrato, 70% dos passageiros devem embarcar nas aeronaves por essas pontes. Os demais chegam aos aviões de ônibus a partir das salas de embarque.
Os anteprojetos devem ser enviados à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) até dezembro. O prazo de entrega das obras é junho de 2028.
Questionado sobre os transtornos a operação do aeroporto, Yus afirmou que não dá para prever exatamente como será a dinâmica das obras, mas garantiu que o impacto será o menor possível para a malha aérea nacional.