São Paulo Água invade casas após tubulação romper em São Bernardo do Campo

Água invade casas após tubulação romper em São Bernardo do Campo

Famílias ficaram presas em casa com a água na altura do joelho e foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros após tubulação romper

  • São Paulo | Laura Augusta, da Agência Record

Moradores acordaram com água invadindo casas no ABC paulista

Moradores acordaram com água invadindo casas no ABC paulista

Reprodução

Moradores de São Bernardo do Campo, no Grande ABC paulista, se queixam de um vazamento de água após o rompimento de tubulação na madrugada desta quarta-feira (22). A vizinhança da rua Central, no bairro Montanhão, acordou por volta das 4h com a água invadindo as casas.

A moradora Lucina afirma que amanheceu com o barulho da água correndo pela casa. Segundo ela, pelo menos seis casas da rua foram afetadas com os vazamentos de lama e água nas partes inferiores das paredes e nos móveis.

O bairro, detalha a moradora, é habitado por famílias, em sua maioria, com crianças, e há muitas mulheres grávidas. Ela acredita que o rompimento tenha sido causado por obras realizadas pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) há alguns meses. Em vídeos, encaminhados por ela, é possível ver o fluxo de água escorrendo por uma das casas.

A Polícia Militar foi deslocada para o local após um acionamento por causa de desabamento e informou que pelo menos três famílias ficaram presas dentro de casa com água na altura do joelho, e foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros.

De acordo com Lucina, uma idosa teve que ser retirada de casa em cadeira de rodas pelos bombeiros por não conseguir se deslocar. Logo depois, uma parede da residência desmoronou.

Segundo a PM não houve feridos. A Sabesp e a Defesa Civil foram chamadas para realizar o conserto e vistoria do local. Contudo, até as 12h, os vazamentos continuavam. Os moradores foram temporariamente impedidos de voltar para casa por risco de desabamento.

Por meio de nota, a Sabesp informou que identificou o rompimento de rede de distribuição de água na rua Central, bairro Vila São Pedro, em São Bernardo do Campo, por volta das 4h da manhã desta quarta-feira.

Segundo a companhia, as equipes de manutenção emergencial trabalham para reparo da tubulação, com previsão de finalização para o início da noite desta quarta. O abastecimento será retomado após a conclusão dos serviços, ao longo da mesma noite.

"A Sabesp pede desculpas pelos transtornos e já iniciou os procedimentos administrativos de apoio aos moradores das residências atingidas pelo vazamento", afirmou. 

Em nota, a prefeitura de São Bernardo do Campo informou que a Defesa Civil foi acionada para realizar a vistoria no local. Ao todo, sete casas foram atingidas e nenhuma delas precisou ser interditada.

De acordo com a administração municipal, foi feito um documento de orientação para um dos moradores, para não utilizar um cômodo que teve a parede rompida, visando o reforço estrutural.

Com a supervisão de Isabelle Gandolphi, da Agência Record

Últimas