Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Aluguel de temporada provoca impasse entre donos e turistas após tragédia no litoral norte

Comandante dos bombeiros reforça pedido a viajantes para não irem às praias: "Infraestrutura e abastecimento danificados"

São Paulo|Isabelle Amaral, do R7

Temporal deixou mortos, feridos, desabrigados e desalojados
Temporal deixou mortos, feridos, desabrigados e desalojados Temporal deixou mortos, feridos, desabrigados e desalojados

A tragédia causada pelo temporal que atingiu o litoral norte de São Paulo e deixou ao menos 54 mortos provocou um impasse entre turistas e donos de casas na região, já que locatários relatam dificuldade em recuperar o dinheiro investido para passar uma temporada na praia.

"Tentamos desmarcar, e a dona disse que a casa não tinha sido afetada e, por isso, não ia reembolsar", revela uma turista, em entrevista ao R7, que pediu para não ser identificada. A auxiliar de enfermagem afirma que ela, o namorado, a irmã e o cunhado haviam alugado uma casa na praia de Maresias para a noite desta sexta-feira (24) até o próximo domingo (26).

Famílias de áreas de risco deixaram casas
Famílias de áreas de risco deixaram casas Famílias de áreas de risco deixaram casas

A família, que mora na zona leste da capital paulista, tentou desmarcar a viagem por causa da tragédia, mas recebeu a negativa da dona da casa.

"A gente já foi para lá outra vez. Achamos que ela teria o mínimo de consideração porque ela mesma mora lá, está vendo tudo o que está acontecendo. Mesmo assim, não quis devolver o valor", relata.

Publicidade

Segundo a paulistana, a casa alugada em Maresias fica perto do mar e tem um custo-benefício que considera "bom". A diária ficou em R$ 340 e foi dividida entre os dois casais.

Distância do litoral

O Governo do Estado de São Paulo, a polícia e o Corpo de Bombeiros pedem aos turistas que evitem viajar para o litoral norte. Isso porque serviços básicos, como água e luz, foram comprometidos em algumas regiões e ainda há risco de novos desabamentos.

Publicidade

Ao R7, o capitão do Corpo de Bombeiros André Elias, que está à frente do trabalho em São Sebastião, diz que a maior preocupação, neste momento, é a infraestrutura.

"A gente pede aos turistas que evitem vir para cá e aos que estão aqui que voltem para casa, porque o abastecimento aqui, por mais que esteja sendo restabelecido agora, foi afetado. Há locais ilhados, barreiras caídas na rodovia e um intenso trabalho de resgate aqui. Por enquanto, não é o momento", pondera.

Publicidade

Leia também

Ainda segundo o capitão Elias, até as pessoas que querem se voluntariar em algum projeto na região precisam, primeiramente, pedir à polícia, em vez de apenas chegar lá e integrar as equipes.

Empatia de turistas

O vídeo de um turista que dançava em uma das praias de São Sebastião viralizou nas redes sociais e causou polêmica, e a prefeitura chegou a pedir "empatia" dos viajantes — assista abaixo.

Com ao menos 54 mortos, 2.251 desalojados, 1.815 desabrigados e dezenas de desaparecidos, o executivo municipal diz que "não é o momento para os turistas visitarem São Sebastião". A cidade foi uma das mais atingidas pela chuva devastadora.

A publicação, feita nas redes sociais da própria prefeitura, gerou mais de 1.600 comentários, com opiniões divididas. Alguns falam que o turismo é importante para a economia da cidade. Outros alegam que "fazer festas ou curtir" em um momento tão doloroso para os moradores da região é "falta de respeito".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.