Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Animais são resgatados após incêndio no Parque de Juquery (SP)

Bichos resgatados são levados ao Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres. Cobra, ouriço e pássaro foram socorridos

São Paulo|Letícia Assis, Isabelle Gandolphi e Lucas Carvalho, da Agência Record e Record TV

Pelo menos quatro animais silvestres foram resgatados no Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha, Região Metropolitana de São Paulo, atingido por um incêndio consumiu 1.600 hectares de vegetação.

De acordo com o Major Diógenes Munhoz, entre os socorridos, estão uma cobra, um ouriço e um pássaro. Os animais estão sendo atendidos e recebendo tratamento de veterinários e biólogos.

Os resgates começaram na segunda-feira (23) e na manhã desta terça-feira (24), uma nova busca está sendo realizada, segundo informações pelo repórter Lucas Carvalho, da Record TV.

Incêndio no Parque do Juquery
Incêndio no Parque do Juquery Incêndio no Parque do Juquery

Profissionais do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), agentes da Polícia Civil, além de dois cães farejadores da Polícia Militar, se concentraram para darem início às buscas para localizarem outros animais que possam estar feridos ou precisando de ajuda.

Publicidade

Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA), os bichos resgatados estão sendo encaminhados ao CeMaCAS - Centro de Manejo e Conservação de Animais SIlvestres.

Incêndio e destruição

Após cerca de 49 horas, o incêndio que atinge o Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha, região metropolitana de São Paulo, consumiu 1.600 hectares de vegetação.

Publicidade

Criado em 1993, o parque possui uma área de aproximadamente 2 mil hectares e preserva o último fragmento de cerrado da região Metropolitana de São Paulo, segundo o governo estadual. Portanto, cerca de 80% da área total do parque foi consumida pelas chamas.

De acordo com a Prefeitura de Franco da Rocha, um balão caiu nas dependências do parque por volta das 9h de domingo (22), o que provavelmente provocou o incêndio. Entretanto, apenas a perícia poderá determinar as causas.

Publicidade

O Corpo de Bombeiros recebeu o primeiro acionamento para incêndio às 09h18, no domingo, pela Rodovia Prefeito Salomão Chama, altura do quilômetro 43.

Cerca de 200 agentes das equipes do Corpo de Bombeiros, da Fundação Florestal, Polícia Militar Ambiental, prefeitura e voluntários, trabalham no local com auxílio de viaturas e aeronaves.

Segundo os bombeiros, às 9h55 desta terça-feira (25), permanecem sete viaturas com 75 homens, além das equipes de apoio de brigadistas do parque, a Defesa Civil de Franco da Rocha e o helicóptero Águia do Grupamento Aéreo da Polícia Militar.

De acordo com Major Diógenes, o parque foi atingido por três principais focos de incêndio. A baixa umidade do ar, os ventos e as temperaturas altas dificultam o trabalho de combate às chamas. A Prefeitura de Franco da Rocha afirmou que o incêndio está controlado e, no momento, as equipes atuam na fase de rescaldo.

Somente neste domingo, o Corpo de Bombeiros recebeu 1.510 chamados para fogo em vegetação no estado de São Paulo. Na segunda-feira (23), esse número foi de 793 ligações.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.