Logo R7.com
RecordPlus

Após falha fechar estações da linha 1-Azul, Metrô demite funcionário 

Segundo secretaria, ele teria descumprido procedimento do Centro de Controle de Operações, o que teria provocado danos ao equipamento 

São Paulo|Fabíola Perez, do R7

  • Google News
Falha mecânica interrompe circulação de trens em estações da linha 1-Azul
Falha mecânica interrompe circulação de trens em estações da linha 1-Azul

A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos afirmou que um funcionário do Metrô provocou o fechamento das estações Jabaquara, São Judas e Conceição da linha 1-Azul do metrô por cerca de duas horas na terça-feira (22). A pasta afirmou ainda que o operador foi demitido. 

Segundo a secretaria, ele teria descumprido um procedimento orientado pelo Centro de Controle de Operações (CCO) do Metrô, o que teria provocado danos a um equipamento de via próximo à estação Jabaquara por volta de 7h21 na terça-feira.


O operador, segundo o metrô, teria que ter autorização para dar a partida no trem. Porém, ele teria dado a partida sem a ordem de comando, o que teria danificado equipamentos da via. 

Leia mais: Após falha, estações da linha 1-Azul do Metrô voltam a funcionar


Em nota, a pasta afirmou que "os metroviários são regularmente treinados e que essa falha não condiz com a conduta da categoria, que transporta com responsabilidade e competência cerca 3,7 milhões de passageiros diariamente."

Leia também

A operação normal dos trens teve de ser paralisada nos trecho entre as estações Jabaquara e São Judas para que os funcionários da manutenção pudessem atuar no conserto da falha. Os ônibus do sistema Paese foram acionados e a circulação dos trens foi restabelecida no trecho às 9h12 de terça-feira.


O R7 entrou em contato com o Sindicato dos Metroviários para comentar a demissão do operador, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem. 

Na terça-feira, a linha 3-Vermelha também teve de operar com velocidade reduzida para desafogar a demanda de usuários que utiliza a linha 1-Azul. Técnicos foram acionados para realizaram a manutenção da linha e para recolher a composição quebrada.

Usuários utilizaram as redes sociais para reclamar do tempo de parada entre as estações e relatar dificuldades para utilizar transporte alternativo ou por aplicativos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.