Após recorde de calor no ano, temperatura pode cair 20ºC em SP
Frente fria derruba as temperaturas no fim de semana, mas tempo quente deve voltar à capital já no próximo domingo (17)
São Paulo|Do R7
Depois de o paulistano encarar a tarde mais quente do ano na quarta-feira (13), quando os termômetros ultrapassaram os 33ºC, chegou a hora de enfrentar mais uma vez o friozinho e a chuva em São Paulo.
Uma frente fria começou a entrar no estado na noite de quarta e deverá derrubar a temperatura para 13ºC na capital nesta sexta-feira (15). Em alguns pontos do estado, a madrugada de sexta deverá registrar até 10ºC.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
"A nebulosidade aumentará muito nesta quinta, e o tempo deve se instabilizar com chuva, ocasionalmente moderada a forte, com trovoadas. Já chove de manhã, mas a instabilidade será maior da tarde para a noite", informa a Metsul Meteorologia, sobre a cidade de São Paulo.
"Notável nesta quinta na capital paulista será o tombo da temperatura", acrescenta a empresa. "A temperatura vai desabar nesta quinta com a chegada da frente fria. A tarde na capital terá ao redor de 17ºC e no fim do dia os termômetros vão marcar frio de 13ºC a 14ºC, com chuva e vento."
A queda de temperatura, porém, será momentânea. O último fim de semana do inverno começará com as temperaturas novamente em elevação. "As madrugadas até serão frescas, mas as tardes serão quentes em todo o estado de São Paulo. A capital poderá ter calor de 29°C no sábado e de 32°C no domingo", informa o Climatempo.
Depois disso, a próxima semana será mais uma vez de calor intenso. A previsão é que a capital registre novo recorde de temperatura — e isso já a partir de segunda-feira (18).
Defesa Civil alerta sobre a possibilidade de ventos de 90 km/h no litoral
A passagem do ciclone extratropical pela região do Uruguai provoca rajadas de vento pelo litoral paulista. Conforme a Defesa Civil do Estado de São Paulo, os ventos podem chegar a até 88 km/h entre esta quinta-feira e a sexta-feira. Não há, no entanto, expectativa para grande acumulado de chuva.
Junto com as rajadas de vento, o serviço meteorológico da Marinha também informa que há risco de ressaca e altas ondas na faixa litorânea entre São Paulo e Rio de Janeiro.
“Previsão de ressaca com ondas de direção sul a sudeste e altura de até 2,5 metros, na faixa litorânea dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, entre Santos (SP) e Arraial do Cabo (RJ)”, acrescenta. O alerta vai até a manhã de sábado 16.