Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Após reunião, escola ocupada por alunos em Barueri retoma aulas 

Encontro entre pais, alunos e representantes da Secretaria de Educação se encerrou às 22h30. Estudantes protestaram contra fim do ensino médio

São Paulo|Bianca Santos e Ingrid Navarro

Alunos ocupam escola em Barueri para protestar com fim de aulas do ensino médio
Alunos ocupam escola em Barueri para protestar com fim de aulas do ensino médio

Os alunos deixaram a escola municipal Lenio Vieira de Moraes, em Barueri, ainda na noite desta segunda-feira (16), segundo a Secretaria da Educação do Estado. A Secretaria de Segurança Pública, por sua vez informou que a Polícia Militar analisa a conduta do policial que gritou com uma professora. O ato foi registrado em um vídeo que circulou nas redes sociais na segunda-feira (16). 

De acordo com a pasta, não haverá alterações nas aulas do ensino médio e, por isto, os alunos deixaram a unidade. A PM informou que houve uma reunião entre alunos, pais e representantes da secretaria e que a unidade foi desocupada às 22h30. 

Ocupação 

Cerca de 50 alunos ocuparam a Escola Municipal Lenio Vieira de Moraes, por volta das 19h desta segunda-feira (16), na Via Tabajara, 45, em Barueri, região metropolitana de São Paulo. Os estudantes protestaram contra a decisão do governo estadual de encerrar as aulas de ensino médio na unidade.


A escola tem gestão compartilhada entre a prefeitura de Barueri e o governo do estado. A prefeitura é responsável pelos cursos do ensino fundamental, que ocorrem nos durnos matutino e vespertino, e o governo estadual pelas aulas de ensino médio, que acontecem de noite.

Ronaldo, que é pai de um dos alunos, informou que houve uma reunião com professores e a direção da escola sobre a situação.


Um vídeo mostra a professora Angela Soares, conselheira da Apeoesp, sendo abordada por um policial militar durante o ato. Ela diz a ele que estava ali orientando os alunos e aguardando a chegado dos pais.

O policial, alterado, grita com a professora e exige que ela entregue o documento, caso contrário, ele a ameaça de levá-la à delegacia. Durante a abordagem, ele toca no braço da professora e tira as mãos dela que estavam dentro do bolso da bermuda.


Ela reage a atitude do policial, gritando para que ele não encostasse nela. Durante a ocorrência, a PM afirmou que não houve nenhuma tentativa de retirar os alunos e que o ato foi pacífico. A escola fica na área da Delegacia de Barueri.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que a a Polícia Militar está analisando as imagens para identificar o policial envolvido e as circunstâncias relativas aos fatos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.