Após reunião, escola ocupada por alunos em Barueri retoma aulas
Encontro entre pais, alunos e representantes da Secretaria de Educação se encerrou às 22h30. Estudantes protestaram contra fim do ensino médio
São Paulo|Bianca Santos e Ingrid Navarro
Os alunos deixaram a escola municipal Lenio Vieira de Moraes, em Barueri, ainda na noite desta segunda-feira (16), segundo a Secretaria da Educação do Estado. A Secretaria de Segurança Pública, por sua vez informou que a Polícia Militar analisa a conduta do policial que gritou com uma professora. O ato foi registrado em um vídeo que circulou nas redes sociais na segunda-feira (16).
De acordo com a pasta, não haverá alterações nas aulas do ensino médio e, por isto, os alunos deixaram a unidade. A PM informou que houve uma reunião entre alunos, pais e representantes da secretaria e que a unidade foi desocupada às 22h30.
Ocupação
Cerca de 50 alunos ocuparam a Escola Municipal Lenio Vieira de Moraes, por volta das 19h desta segunda-feira (16), na Via Tabajara, 45, em Barueri, região metropolitana de São Paulo. Os estudantes protestaram contra a decisão do governo estadual de encerrar as aulas de ensino médio na unidade.
A escola tem gestão compartilhada entre a prefeitura de Barueri e o governo do estado. A prefeitura é responsável pelos cursos do ensino fundamental, que ocorrem nos durnos matutino e vespertino, e o governo estadual pelas aulas de ensino médio, que acontecem de noite.
Ronaldo, que é pai de um dos alunos, informou que houve uma reunião com professores e a direção da escola sobre a situação.
Um vídeo mostra a professora Angela Soares, conselheira da Apeoesp, sendo abordada por um policial militar durante o ato. Ela diz a ele que estava ali orientando os alunos e aguardando a chegado dos pais.
O policial, alterado, grita com a professora e exige que ela entregue o documento, caso contrário, ele a ameaça de levá-la à delegacia. Durante a abordagem, ele toca no braço da professora e tira as mãos dela que estavam dentro do bolso da bermuda.
Ela reage a atitude do policial, gritando para que ele não encostasse nela. Durante a ocorrência, a PM afirmou que não houve nenhuma tentativa de retirar os alunos e que o ato foi pacífico. A escola fica na área da Delegacia de Barueri.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que a a Polícia Militar está analisando as imagens para identificar o policial envolvido e as circunstâncias relativas aos fatos.