Após tempestade, rodízio de veículo é suspenso em SP; trens circulam com velocidade reduzida
Capital tem mais de 30 alagamentos transitáveis e intransitáveis espalhados pela cidade, segundo o CGE
São Paulo|Do R7
A Prefeitura de São Paulo suspendeu o rodízio de veículos na tarde desta terça-feira (7) em razão das fortes chuvas que atingiram a cidade. De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), havia pelo menos 34 pontos de alagamentos na capital até às 16h50, sendo 22 intransitáveis e 12 transitáveis.
O forte temporal também afetou o funcionamento dos trens. Devido à queda de uma árvore, os trens da Linha 9-Esmeralda, da ViaMobilidade, estão circulando por uma única via entre as estações Jurubatuba e Autódromo, na zona sul da cidade.
Já a Linha 7-Rubi, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), opera com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações Franco da Rocha e Jundiaí, por causa de um alagamento. Por volta das 13h10, a circulação chegou a ser interrompida.
Leia também
A Linha 4-Amarela do Metrô, da ViaQuatro, também sofre com alagamentos, e a operação foi interrompida entre as estações São Paulo-Morumbi e Vila Sônia, na zona oeste.
"A equipe técnica da ViaQuatro trabalha para a liberação do trecho. O sistema Paese foi acionado para atender o trecho afetado. Passageiros estão sendo orientados por avisos sonoros emitidos nos trens e estações e também pelos Agentes de Atendimento e Segurança (AAS)", informou a concessionária por meio de nota.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, das 0h às 16h, a corporação recebeu 90 chamados para enchentes na capital e na região metropolitana de São Paulo, concentrados principalmente em bairros da zona leste como Itaquera, São Miguel, Carrão, Cidade Ademar e Belém.