Logo R7.com
RecordPlus

Após três anos fechado, prefeitura anuncia reabertura do Cine Belas Artes

Parceria com a Caixa Econômica Federal possibilitou volta do funcionamento do cinema

São Paulo|Do R7

  • Google News
Desde 2011, grupos de mobilizam pela reabertura do cinema
Desde 2011, grupos de mobilizam pela reabertura do cinema

Nesta terça-feira (28) a Prefeitura de São Paulo, em parceria com a Caixa Econômica Federal, anuncia a reabertura do Cine Belas Artes, na região central de São Paulo. O prefeito Fernando Haddad e o secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira, participam da cerimônia, que contará ainda com a presença de outros parceiros no projeto.

A reativação do espaço ocorre três anos após o fechamento do cinema, em 2011, quando o cancelamento do contrato de locação do local fez o Cine Belas Artes fechar as portas. De acordo com a Prefeitura de São Paulo, a reinauguração das salas "vai ao encontro da defesa do interesse público e da valorização do cinema de rua como bem cultural, também num contexto de valorização urbanística da região".


A Prefeitura de São Paulo informou, em nota, que "para viabilizar economicamente o acordo sem utilizar recursos diretos do município, no ano passado a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, estabeleceu diálogo com o proprietário do imóvel, o exibidor e eventuais patrocinadores. O apoio da Caixa Econômica Federal partiu do interesse do banco em promover ações em parceria com a Prefeitura para a democratização do acesso e a valorização da cultura nacional".

"Órfãos" do Cine Belas Artes protestam contra fechamento do cinema em SP


Prefeitura de SP quer comprar prédio do cine Belas Artes para oferecer à cidade

Inaugurado em 1943 com o nome de Cine Ritz, desde o anúncio do fechamento do Cine Belas Artes iniciou-se uma mobilização contra o fim das atividades do cinema. De acordo com a prefeitura, cerca de 90 mil pessoas pronunciando-se a favor da reabertura do espaço e foram registradas 28 mil adesões aos abaixo-assinados eletrônico e físicos pela causa, além da adesão de mais de 100 personalidades ao Manifesto em defesa do Cine Belas Artes, patrimônio cultural, artístico e afetivo de São Paulo e do Brasil.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.