Logo R7.com
RecordPlus

Temporal em SP deixa mais de 80 mil imóveis sem energia; árvore de grande porte cai no centro

Enel diz trabalhar para normalizar serviço de energia em imóveis após fortes chuvas na Grande SP

São Paulo|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Temporal em SP causou a falta de energia em 81 mil imóveis.
  • Uma árvore de grande porte caiu na Rua da Consolação, bloqueando a via.
  • A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros atendem chamados relacionados a quedas de árvores e alagamentos.
  • Alerta severo foi emitido para diversas regiões da capital devido a raios, ventos e granizo.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Grande São Paulo tem 81 mil imóveis sem luz após temporal Renato S. Cerqueira/Estadão Conteúdo - 27.01.2026

O temporal que atingiu a Grande SP nesta terça-feira (27) deixou 81 mil imóveis sem energia. Em nota, a Enel, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica na capital e região metropolitana, afirma que trabalha para normalizar o serviço.

Na região central da capital, uma árvore de grande porte caiu na rua da Consolação. Um vídeo divulgado pela Defesa Civil mostra que a queda bloqueou toda a via sentido bairro, obrigando os veículos a fazerem um desvio.


Conforme a CET (Companhia de Engenharia e Tráfego), a árvore caiu por volta das 15h50, na esquina da Rua da Consolação com a Rua Sergipe, que também está interditada e sem acesso para a Rua Dona Antônia de Queirós. A CET indica que o desvio deve ser feito pelos veículos na Rua Maria Antônia.

Questionada, a Prefeitura de São Paulo não deu retorno até a publicação deste texto. O espaço segue aberto.


Vídeos da Defesa Civil mostram equipes da administração municipal fazendo o corte da árvore para a retirada da vegetação. Informações preliminares apontavam que não havia vítimas, mas as imagens mostram um veículo, modelo Kwid, em meio aos destroços da árvore.

Funcionários da Prefeitura retiram árvore de grande porte que caiu na Rua da Consolação Ricardo Yamamoto/Estadão Conteúdo - 27.01.2026

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a corporação recebeu, entre 14h e 17h30, 30 chamados para quedas de árvores, um para desabamento e quatro para enchentes. E, segundo a Defesa Civil, cerca de 1,1 raios caíram na capital na tarde desta terça — o que é considerado um número dentro dos padrões.


Estado de atenção e alerta severo

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo manteve toda a capital paulista em estado de atenção para alagamentos entre 15h20 e 16h45 da tarde nesta terça-feira, por conta do temporal.

Na região do Campo Limpo, a administração destacou a iminência de transbordamento do Córrego Morro do S, no Capão Redondo, zona sul da capital. O alerta para este caso foi encerrado por volta das 15h45.


A Defesa Civil emitiu um alerta severo para as zonas norte, sul, leste, oeste e centro da capital, e também para os municípios de Guarulhos e Santo André. O alerta indicava raios, ventos e granizo, e orientava que as pessoas buscassem abrigo.

De acordo com o CGE, áreas de chuva foram formadas pela junção do calor e com a entrada de uma brisa marítima na região da capital. A tendência é que as condições de sol e calor, com pancadas de chuva durante as tardes, persistam para os próximos dias.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.