Assembleia proíbe canudos plásticos em bares e restaurantes de SP
Projeto de lei prevê multa em caso de desobediência; texto ainda depende de sanção do governador João Doria para entrar em vigor
São Paulo|Do R7
A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta quinta-feira (13) um projeto de lei que proíbe bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais do estado de fornecerem canudos plásticos para os consumidores.
O texto prevê que quem quiser distribuir canudos terá de usar produtos em papel reciclável, material comestível ou biodegradável.
O projeto ainda vai à sanção do governador de São Paulo, João Doria, antes de entrar em vigor.
Caso seja sancionado, estabelecimentos comerciais que desobedecerem a medida estarão sujeitos a multa de até R$ 5,3 mil, dependendo do tamanho do estabelecimento. O valor pode dobrar em caso de reincidência.
O deputado Rogério Nogueira (DEM), autor da medida, afirmou na justificativa do projeto que “com a aprovação desta lei, o Estado de São Paulo estará alinhado com a postura já adotada em grandes centros urbanos do mundo, tudo para combater a poluição do meio ambiente e ingestão desses materiais por diversos animais”.