Até agora 26 corpos são identificados e liberados para sepultamento
Os identificados até o momento são dez homens, nove mulheres e sete crianças, do total de 48 mortos
São Paulo|Do R7
As chuvas que atingiram o litoral norte de São Paulo no fim de semana provocaram deslizamentos, interdições de estradas e 48 mortes confirmadas até agora. Foram 47 em São Sebastião e uma em Ubatuba. Até o momento, 26 corpos já foram identificados e liberados para o sepultamento. São dez homens adultos, nove mulheres adultas e sete crianças.
Equipes do município de São Sebastião que incluem psicólogas e assistentes sociais fazem um trabalho de acolhimento dos familiares das vítimas. A Prefeitura de São Sebastião organizou um velório coletivo, em uma tenda montada no centro histórico do município.
Algumas vítimas já foram enterradas, como os primos Eduardo Leonel Chrestan, de 11 anos, e Dandara Vida, de 10 anos, de Santo André, que foram soterrados em Barra do Sahy.
As forças de segurança têm prioridade no socorro às vítimas e no fornecimento aos mais de 1.730 desalojados e 1.810 desabrigados.
A Secretaria de Estado da Saúde informa que 29 adultos e seis crianças que foram vítimas das chuvas receberam atendimento, até o momento, no Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN). Deste total, 27 estão estáveis e um, em estado grave.
Outros dois pacientes já receberam alta hospitalar e outras duas, uma grávida e uma puérpera, foram transferidas para o Hospital Stella Maris. Na terça-feira (21), duas crianças, ambas de 8 anos, foram transferidas para o Hospital Regional de São José dos Campos. Infelizmente, um paciente foi a óbito na manhã desta quarta-feira (22).
Desde domingo, as unidades estaduais de saúde no litoral norte estão em alerta para receber os possíveis feridos no desastre que atingiu a região. Outras unidades de saúde da Baixada Santista, do Alto Tietê e da capital também estão aptas a receber as vítimas.
Foram encaminhadas 7.400 doses de insulina humana e 20 mil agulhas para insulina, 36 ampolas de soro antiofídico para cobras, 5.000 frascos de hipoclorito de sódio, 940 bolsas de glicose, 900 bolsas de soro, 180 kits intravenosos, 30 kits de sutura e 30 talas para imobilização, além de sedativos e medicamentos como antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos e outros.
Leia também
Abastecimento
A Sabesp recuperou os sistemas de água de todos os bairros atendidos pela companhia em São Sebastião. De acordo com as equipes técnicas, os serviços foram restabelecidos, inclusive, em Boiçucanga, um dos bairros mais atingidos, cujo abastecimento à população está retornando de forma gradual.
A Sabesp continua a ampliar o atendimento direto aos moradores da região, dando assistência com a distribuição de copos de água e disponibilizando caminhões-tanque — mesmo em bairros não atendidos pela companhia como Camburi, Camburizinho, Baleia e Sahy.
Doações
O Fundo Social de São Paulo e a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil já encaminharam 54,63 toneladas de donativos para as cidades de Guarujá, Bertioga, Ubatuba, Caraguatatuba e São Sebastião. Somente na manhã de quarta-feira (22), foram 17,1 toneladas de doações às vítimas da chuva no litoral norte paulista.
Os donativos seguiram para as cidades em nove veículos disponibilizados pela Covisa, da prefeitura de São Paulo, e em um caminhão próprio da Defesa Civil. Foram levados colchões, cestas básicas e produtos de higiene, além de água mineral.
Em relação às entregas no depósito, o Fundo Social recebeu da Coca-Cola FEMSA Brasil 700 caixas de água Crystal 1,5L, além de 12 mil litros de água e uma tonelada de ração para cães e gatos de um doador não identificado.
Voluntários que têm interesse em ajudar na triagem das doações podem se direcionar ao Fundo Social. As contribuições continuam a ser recebidas pessoalmente na avenida Marechal Mário Guedes, 301, no Jaguaré, zona oeste da capital paulista, entre 8h e 17h.