São Paulo Banco de sangue em SP tem menor estoque desde início da pandemia

Banco de sangue em SP tem menor estoque desde início da pandemia

Instituição coletou 543 bolsas em janeiro. Número é o menor comparado à marca de 1079 coletas em março de 2020

  • São Paulo | Do R7

Banco de Sangue de SP tem menor estoque desde o início da pandemia

Banco de Sangue de SP tem menor estoque desde o início da pandemia

Reprodução/Pexels

O Banco de Sangue do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) coletou 543 bolsas de sangue em janeiro de 2022. O número é o menor registrado do estoque de bolsas desde o início da pandemia, comparado à marca alcançada, em março de 2020, de 1.079 coletas.

O pico das doações ocorreu em junho de 2021, com 1.176 coletas, mais que o dobro da situação atual. Em 2021, o HSPE realizou 12.957 transfusões de sangue em pacientes em estado crítico de saúde, sendo 12% dos procedimentos no tratamento de infecção grave pelo novo coronavírus.

De acordo com os especialistas que atuam no Banco de Sangue do HSPE, o motivo da fase mais crítica está relacionado ao aumento dos casos de Covid-19 e ao período de férias escolares. “As bolsas de sangue são essenciais no tratamento de casos graves de Covid-19, neoplasias e cirurgias", diz Fábio Lino, hematologista do HSPE.

De cada bolsa, conseguimos obter quatro hemocomponentes, que são destinados a pacientes com problemas relacionados à reposição de hemácias, plaquetas, plasma fresco e crioprecipitado", explica o hematologista.

O interessado em doar sangue deve ter idade entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e estar bem alimentado na ocasião. A doação pode ser feita sem agendamento, basta apresentar documento com foto.

Pessoas vacinadas recentemente devem esperar de 48 horas, no caso da CoronaVac, a sete dias, para os demais imunizantes, para realizar a coleta. O Banco de Sangue do HSPE funciona de segunda a sexta, das 9h às 16h, e no sábado, das 8h às 16h. O prédio, que está localizado na área externa do espaço hospitalar, fica na rua Pedro de Toledo, nº 1800.

Últimas