'Bandido que levantar arma para polícia vai levar bala', diz governador de São Paulo
Rodrigo Garcia (PSDB) anuncia troca de informações entre bancos de dados de aplicativos e da polícia para fiscalizar entregadores
São Paulo|Isabelle Amaral, do R7*
O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), divulgou nesta quarta-feira (4) um pacote de medidas de segurança com o objetivo de combater ações de falsos entregadoressuspeitos de roubar e furtar celulares de pedestres. "Aqui em São Paulo, o bandido que levantar arma para a polícia vai levar bala, porque é isso que a sociedade está esperando, uma polícia ativa, que dentro dos limites da lei vai agir com muito rigor em relação à criminalidade", afirmou.
Leia também
A partir desta quarta, o estado vai dobrar o número de policiais nas ruas, que atualmente é de 5.000 agentes e chegará a 9.700. A ação tem como objetivo combater crimes contra o patrimônio, golpes do Pix, furtos e roubos com falsos entregadores, em alta em São Paulo.
"É apenas um aviso aos bandidos que, de maneira covarde, estão escondidos atrás de um capacete, com mochila de entrega. É bom que eles mudem de profissão ou de estado, porque a polícia vai pegar", concluiu o Rodrigo Garcia.
Para realizar a fiscalização dos entregadores foi firmado um convênio entre o Governo de São Paulo e os aplicativos para o compartilhamento dos bancos de dados com o Detecta, sistema de monitoramento inteligente combinado com o banco de dados de informações policiais da América Latina. Segundo a gestão estadual, esse compartilhamento começou e está sendo ampliado.
A troca da base de dados será incorporada para facilitar a identificação de falsos entregadores, que utilizam mochilas dos aplicativos de entrega para não chamar a atenção e praticar crimes.
Segundo o governo paulista, será realizada ainda uma campanha de conscientização sobre os serviços de entrega por aplicativos. O objetivo da administração estadual é levar para as ruas ações educativas para valorizar a profissão dos entregadores e proteger a população de eventuais crimes.
* Estagiária sob supervisão de Fabíola Perez