'Barbie do crime': polícia apreende adolescente suspeita de comandar quadrilha especializada em roubo
Jovem, de 17 anos, é apontada pela corporação como líder de grupo que roubava prédios de luxo; entenda a dinâmica
São Paulo|Laura Lorenço, da Agência Record
A Polícia Civil apreendeu uma adolescente, na rua do Glicério, na Sé, zona central da capital paulista, na manhã desta terça-feira (23), conhecida por ser a "Barbie do crime". Ela é suspeita de ser a comandante de uma quadrilha especializada em furtar condomínios de luxo.
Segundo o delegado Rodrigo Farabulini, da 4ª Delegacia de Polícia de Busca e Apreensão de Adolescentes, da Dope (Divisão de Capturas do Departamento de Operações Policiais Estratégicas), a adolescente já realizou diversos furtos a residências na cidade do Rio de Janeiro, nos bairros do Leblon, Copacabana e Ipanema. Na capital paulista, o principal alvo era nos Jardins, bairro nobre da zona sul.
Saiba a dinâmica
De acordo com a polícia, a quadrilha funcionava da seguinte maneira: uma jovem, identificada como Jennifer, acompanhada de outra pessoa ou sozinha, dizia ao porteiro do condomínio que iria visitar algum parente e flertava com ele.
Com isso, o porteiro não interfonava para o andar mencionado pela jovem e deixava ela entrar.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Câmeras de segurança recebidas pela reportagem mostram Jennifer falando com o porteiro de um prédio, que permite sua entrada. Outro vídeo flagra a adolescente dentro do elevador, aparentemente conversando com um morador do local, enquanto sobe até o andar escolhido.
Assim que a menina escolhia um andar, ela apertava a campanhia e aguardava por algum barulho vindo de dentro do apartamento. Caso houvesse silêncio, Jennifer abria a porta da residência com uma chave de fenda e cometia o furto.
Roubo
Em uma das ações, a quadrilha comandada pela adolescente subtraiu R$ 40 mil em dinheiro e joias. A investigação trabalhava para capturar a adolescente há mais de três meses.
Após expedido um novo mandado de busca e apreensão, a Polícia Civil conseguiu apreender a jovem no local em que morava, na rua do Glicério.
Jennifer era conhecida como a "Barbie do crime". Em depoimento ao delegado titular, ela informou que a quadrilha era composta somente de adolescentes, mas não especificou o número de integrantes.
A apreensão foi formalizada na Dope.