Bebê de 11 meses sofre traumatismo no crânio após queda na creche
Família não foi informada sobre o que aconteceu; era o sexto dia da criança na creche
São Paulo|Nathalia Barbosa, da Agência Record

Um bebê de 11 meses sofreu traumatismo craniano após cair dentro da CEI Professora Leontina Lourenço, na zona leste da cidade de São Paulo, durante a manhã da última terça-feira (21).
A vendedora Carolina Câmara Garcia, de 26 anos, contou que seu filho, Romildo Francisco, começou a frequentar a creche no último dia 14/02. Desde então, o bebê chegava em casa com hematomas na boca, na cabeça, arranhões na pele e até pedaços de papel com sangue a mãe encontrou dentro do nariz do pequeno.
Sem entender o que estava acontecendo, Carolina lembra que chegou a ir na escola algumas vezes questionar as situações, mas as professoras e a diretora sempre diziam que não sabiam como a criança havia se machucado: "Minha mãe é quem busca meu filho, e desde que ele começou a ir pra lá ela pedia para fazer a transferência. Na escola, a professora e a diretora queriam me fazer acreditar que tudo era uma questão de hiperproteção da minha mãe". No último dia 20/02, ela voltou à creche para reclamar com a coordenadora formalmente.
No dia seguinte, a vendedora recebeu uma ligação da diretora da instituição informando que Romildo havia caído e estava no Hospital Municipal do Tatuapé. Desesperada, Carolina pediu mais informações sobre o que havia acontecido com o filho e apenas recebeu a seguinte frase como resposta da diretora da unidade: "Não sou obrigada a fornecer informações por telefone, se você quiser saber mais detalhes pode vir aqui pessoalmente", e desligou o telefone em seguida.
Ao chegar na creche a mãe foi recebida pelas professoras e um advogado da CEI. Segundo ela, ninguém soube explicar o que realmente tinha acontecido e nem o motivo pelo qual ela não foi avisada da situação logo que aconteceu, já que a criança foi levada até um posto de saúde e só apenas avaliação clínica foi encaminhado para o pronto socorro do Hospital Tatuapé. "Cada funcionário conta uma versão. Mas, a professora que cuida do meu filho, na sala de aula, não falou comigo. Eu pedi para falar com ela e fui informada que ninguém tinha autorização para falar mais nada".
No Hospital, os médicos explicaram que Romildo havia sofrido um traumatismo craniano e iria ficar internado. Desde então ele tem passado por diversos exames para avaliar a gravidade da situação.
Um boletim de ocorrência foi registrado no 21º Distrito Policial da Vila Matilde, como lesão corporal culposa, quando não há intenção por parte do autor. Posteriormente, a diretora de instituição disse que o bebê havia se desvencilhado da cuidadora e caiu do trocador.
Outro lado
Em nota, a Prefeitura de São Paulo informou que solicitou o afastamento da professora envolvida no episódio até que a situação seja esclarecida: "A Supervisão Escolar da DRE Penha acompanha o caso e está dando toda a assistência necessária à família".
A Polícia Civil solicitou exame de corpo de delito e irá investigar o caso.














