Bebê de 9 meses morre engasgado em creche da zona leste de SP
Professora percebeu que o queixo de Marcos Gabriel havia ficado roxo e o levou para a enfermaria, sem acionar o resgate
São Paulo|Aline Freitas e Isabelle Gandolphi, da Agência Record
Um bebê de 9 meses morreu após se engasgar com um alimento no CEI (Centro de Educação Infantil) Jardim da Conquista II, na travessa Sinhá Moça, zona leste de São Paulo, na quinta-feira (28).
Leia também
Em uma live realizada pelo projeto Confeiteiros Mirins, a mãe de Marcos Gabriel, Naiara, relatou que a escola a informou de que durante o jantar na creche o bebê se engasgou e tossiu.
Ao perceber que o queixo da criança começava a ficar roxo, a professora levou o menino para a enfermaria da escola, onde foi realizada massagem para retirar o alimento da garganta. A escola disse a Naiara que a criança chegou a vomitar, mas continuou engasgada.
Sem acionarem o resgate, funcionários da creche levaram o bebê para a AMA (Assistência Médica Ambulatorial) Jardim da Conquista III e comunicaram à mãe o engasgo. A criança morreu no hospital.
De acordo com a mãe, os médicos alegaram que a comida havia atingido o pulmão do bebê e que por isso ele não resistiu.
Ainda segundo Naiara, os funcionários estão alegando que o bebê sofria de refluxo ou tinha um problema pulmonar, por isso veio a óbito. Mas a mãe nega e afirma que o filho nunca foi diagnosticado com nenhum problema de saúde similar.
Na manhã desta segunda-feira (2), mães de alunos, juntamente com Naiara, foram ao CEI pedir explicações. O boletim de ocorrência foi registrado como morte suspeita no 49° DP (São Mateus).