Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Bebê fica em UTI improvisada com caixa de papelão no interior de SP

Alice, de um mês, estava internada com grave inflamação pulmonar no PS de Santa Barbara d'Oeste que não possui Unidade de Tratamento Intensivo

São Paulo|Ugo Sartori, do R7*

Equipe médica improvisa incubadora e salva bebê de um mês de idade
Equipe médica improvisa incubadora e salva bebê de um mês de idade

“Graças a eles minha filha sobreviveu”, disse Ariany, mãe de Alice, bebê de um mês de vida, que foi socorrida pela equipe médica do Pronto Socorro Dr. Afonso Ramos, em Santa Barbara d'Oeste, interior de São Paulo, na quarta-feira (27).

A mãe de Alice, Ariany Duarte, disse que a menina sofre de bronquiolite, um tipo de inflamação pulmonar em crianças pequenas e bebês. Desde sexta-feira (23), a pequena Alice estava com dificuldades para respirar e precisava ir para o pronto socorro todos os dias para fazer inalação.

Ariany disse que após seis dias de inalações, Alice teve complicações e seus sinais e batimentos cardíacos estavam baixos, o que preocupou a mãe e a equipe médica do pronto socorro.

O médico que atendia a bebê, disse para a mãe que precisavam internar Alice e fez uma solicitação para conseguir uma vaga na UTI do Hospital Estadual de Sumaré.


De noite, porém, Alice piorou muito. O médico e as enfermeiras precisaram improvisar uma incubadora para que a filha de Ariany pudesse respirar. Com uma caixa de papelão, plásticos e esparadrapos, a equipe montou uma incubadora enquanto a vaga de Alice não era liberada.

“Foi um improviso, coisa de meia hora, só até achar a vaga da UTI”, completa a mãe. Agora, a bebê está internada no Hospital Estadual de Sumaré, onde trata a bronquiolite.


A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d'Oeste disse que "enaltece o trabalho da equipe de profissionais do Pronto Socorro "Dr. Afonso Ramos", frente ao atendimento prestado à bebê, que necessitava de tratamento intensivo em pediatria". O PS ainda ressaltou que o "sistema de Tenda de Oxigênio, improvisado, que prestou pleno atendimento à bebê, suprindo sua necessidade e permitindo sua sobrevida até que a vaga no hospital de referência fosse liberada".

Que fique bem claro que ninguém aqui da família da Alice está reclamando ou criticando o médico e os enfermeiros que...

Posted by Daya David on Thursday, June 28, 2018

*Estagiário do R7, com supervisão de Ingrid Alfaya

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.