Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bixiga retoma tradição do bolo gigante no aniversário de Sampa

Após oito anos sem festa, bolo feito por coletivo de moradores terá mais de 300 quilos

São Paulo|Juca Guimarães, do R7

Em 1992, o bolo gigante atraiu uma multidão para o Bixiga
Em 1992, o bolo gigante atraiu uma multidão para o Bixiga Em 1992, o bolo gigante atraiu uma multidão para o Bixiga

O tradicional bolo gigante do bairro do Bixiga para comemorar o aniversário da cidade está de volta. Foram oito anos sem festa por falta patrocinadores, mas graças a união dos moradores, que se mobilizaram pelas redes sociais, os 463 anos da metrópole serão comemorados com um bolo de mais de 300 quilos, que será cortado e distribuído, ordenadamente (assim esperam os organizadores), ao meio-dia.

A ideia de fazer um bolo para a cidade foi do comerciante Armandinho Puglisi. Em 1986, ano do primeiro evento, foram 270 metros de bolo gigante para os 432 anos de São Paulo. Os moradores embarcaram na iniciativa do Armandinho e cada família fez uma parte da guloseima. No ano seguinte, a festa dos moradores do Bixiga cresceu ainda mais e o bolo teve 433 metros de comprimento. 

"Temos uma relação de comunidade muito forte. A ideia de retomar a confecção do bolo começou com uma enquete no Facebook. Perguntei o que os amigos achavam da forma do bolo em forma colaborativa. As respostas foram ótimas e empolgada. Então começamos a convocação pelas redes sociais e no boca-a-boca", disse Thais Taverna, uma das organizadoras do bolo coletivo.

Ao todo mais de 300 pessoas, entre comerciantes e moradores, se envolveram no projeto. Cada um fez um pedaço e a montagem começa hoje a partir das 9h, na rua Rui Barbosa, em frente ao número 300. Quem quiser participar, ainda dá tempo, é só levar a sua parte do bolo de pão de ló. A receita leva: quatro ovos, dois copos de farinha de trigo, dois copos de açúcar, uma colher de fermento e um copo de leite fervido. São de 30 a 40 minutos de forno.

Publicidade

A programação da festa, além de outras atrações, prevê um show da velha guarda da escola de samba Vai-Vai e dos Esfarrapados, primeiro bloco de carnaval de São Paulo, que vão puxar o "Parabéns para Você".

Patrocinadores

Publicidade

Para 2018, os organizadores da festa apostam no retorno dos patrocinadores para que o bolo gigante volte a ter extensão em metros igual ao número de anos da cidade, como acontecia até 2008.

"Nós sempre tivemos grandes empresas apoiando, mas em 2008 o Programa Pânico veio aqui e começou uma guerra de bolo, daí os patrocinadores sumiram. Em 2009, já não teve mais bolo", disse Nádia Garcia, uma das organizadoras, lamentando a atitude dos humoristas que transformaram a festas tradicional em uma batalha campal misturada com malhação de Judas.

Publicidade

Concurso

Os organizadores do bolo querem incrementar ainda mais a festa para o próximo ano. A ideia é fazer também um concurso de bolo decorado. "Queremos as decorações sejam relacionadas com a cidade, pode ser uma paisagem, um monumento histórico ou uma personalidade", disse Thais Taverna.

Mesmo com a volta dos patrocinadores, a organização da festa quer manter o espírito colaborativo da festa nos próximos anos. "A mesa do bolo comunitário não deixará de existir", disse Thais.

A ligação do bolo do Bixiga com São Paulo é tão forte que a Câmara dos Vereadores aprovou, em 2015, a inclusão do evento no calendário oficial das comemorações de aniversário da cidade. "Estamos resgatando a tradição da origem da festa. Antigamente as nonas italianas e as boleiras do bairro levavam seus bolos até a rua Rui Barbosa no aniversário da cidade e lá eles eram colocados lado a lado formando-se um grande bolo", disse Thais.

Nos anos 90, o bolo do Bixiga ganhou visibilidade mundial ao ser incluído no livro dos recordes como o maior do planeta.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.