Blitz fecha festa com 331 pessoas aglomeradas na zona leste de SP
Seis pessoas foram levadas ao Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania e autuados por infração de medida sanitária
São Paulo|Laura Augusta e Mariana Rosetti, da Agência Record
A Polícia Civil flagrou 331 pessoas aglomeradas em uma festa no bairro do Iguatemi, na zona leste da Capital. Na ação, que ocorreu na noite do domingo (6), seis detidos foram autuados em flagrante.
Leia também
Os trabalhos foram realizados pelo Grupo Armado de Repressão a Roubos (Garra), do Departamento de Operações Especiais de Polícia (Dope), em apoio ao comitê de "blitz", criado pelo governo de São Paulo para reforçar a fiscalização do cumprimento das medidas restritivas contra a pandemia e atuar contra festas clandestinas e aglomerações.
Após receberem informações sobre o delito, os agentes foram até o local e encontraram várias pessoas desrespeitando o distanciamento social e metade delas sem o uso da máscara de proteção, descumprido o Decreto Estadual que visa a combater a disseminação do Covid-19. Os frequentadores participavam de uma festa com música ao vivo, algumas pessoas estavam de pé e havia disponibilização de narguilés.
Equipes da Vigilância Sanitária e Procon acompanharam os trabalhos e realizaram as respectivas autuações. Todos os presentes foram qualificados e a maioria liberada para evitar aglomeração. No local, foram apreendidos equipamentos de som, instrumentos musicais e nove máquinas de cartão, e exames periciais solicitados ao Instituto de Criminalística (IC).
Seis pessoas, incluindo o proprietário do estabelecimento, foram levadas ao Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), da Polícia Civil, onde foram autuados por infração de medida sanitária preventiva por meio de um termo circunstanciado. O caso foi encaminhado ao Juizado Especial Criminal (Jecrim).
No mesmo dia, equipes do Garra flagraram 263 pessoas aglomeradas em um bar localizado em Socorro, na zona sul de São Paulo. Na ação, dois homens, de 32 e 33 anos, foram autuados.