Bombeiros resgatam pessoas ilhadas após chuva na Grande SP
O Corpo de Bombeiros registrou, até às 19h30, 117 chamados relacionados a enchentes. Uma casa desabou em Mauá, na Grande São Paulo.
São Paulo|Márcio Neves, do R7 com Agência Record
Equipes do helicóptero Águia da Polícia Militar precisou fazer o resgate de pessoas ilhadas nesta sexta-feira (23) após enchentes provocadas pelas fortes chuvas na região da avenida do Estado, na altura de Santo André, na região metropolitana de São Paulo.
Leia mais: Chuva deixa quatro regiões em atenção para alagamentos
O Corpo de Bombeiros registrou, até às 18h30, 117 chamados relacionados a enchentes ns cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema e Ribeirão Pires.
Pessoas ficaram presas dentro de veículos e relatos de automóveis sendo arrastados pelas forças das águas em ruas da cidade.
Por volta das 19h, as equipes de resgate do Corpo de Bombeiros chegaram a resgatar uma família que levava uma criança de colo e estavam ilhados. Após serem resgatados, eles foram içados pelo helicóptero da Polícia Militar até uma quadra, onde foram deixados em segurança.
Em Mauá, segundo o Corpo de Bombeiros, uma casa desabou por volta das 17h30, mas ninguém ficou ferido.
Na cidade de São Paulo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou apenas um ponto de alagamento na cidade de São Paulo, às 18h00, na Avenida Luiz Ignácio Anhaia Mello, sentido Vila Prudente junto a Praça Rui Roxo, zona leste de São Paulo, mas a via já foi liberada.
O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), emitiu alerta para toda a extensão da marginal Tietê e a zona norte da cidade por volta das 16h19. Às 16h42 o órgão fez um novo alerta, mantendo as duas áreas e incluindo as zonas leste, sudeste e o centro da capital paulista.
Ainda segundo o CGE, as fortes chuvas no fim da tarde dessa sexta são resultado do calor da umidade concentrada nestas regiões e combinadas com a instabilidade vinda da região de Campinas, e que resultaram nas chuvas nas regiões norte, leste e no centro da cidade.
Tendência para os próximos dias
Segundo o CGE, o sábado (24) deve começar com sol entre nuvens e tempo abafado. Os termômetros devem variar entre mínimas de 19°C e máximas que podem superar os 28°C. O tempo deve mudar no período da tarde, provocando pancadas de chuva de até forte intensidade com descargas elétricas e rajadas de vento na Grande São Paulo.
No domingo (25) o tempo segue instável com muita nebulosidade e chuvas que diminuem gradativamente no decorrer do dia. As temperaturas variam entre mínimas de 18ºC e máximas que permanecem abaixo dos 24ºC.