Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Butantan anuncia experimento de vacina única para gripe e covid-19

Dimas Covas diz que instituto trabalha em desenvolvimento do imunizante: "Se conseguirmos será a 1ª vacina do mundo"

São Paulo|Do R7

Dimas Covas diz que Butantan trabalha para desenvolver vacina contra covid em dose única
Dimas Covas diz que Butantan trabalha para desenvolver vacina contra covid em dose única

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou nesta sexta-feira (18) que o instituto trabalha no desenvolvimento de uma vacina em dose única para a gripe e para a covid-19. "O Butantan já está tentando colocar numa fase adiantada de desenvolvimento uma vacina que seja única para a gripe e para a covid", afirmou. "Se conseguirmos isso será, provavelmente, a primeira vacina do mundo."

Leia também

A declaração ocorreu na sede do instituto durante coletiva de imprensa para anunciar a chegada de 2,2 milhões de doses da CoronaVac que serão entregues ao Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. 

Com a nova remessa, são 52,2 milhões de doses da vacina entregues à pasta. "Até 30 de setembro, estaremos entregando 100 milhões de doses da vacina do Butantan, da coronavac, para o programa nacional de imunização”, afirmou Doria.

O governador afirmou ainda que o cronograma de vacinação poderá ser antecipado, mas não deu detalhes. A coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula afirmou que, por enquanto, a data para toda a população com mais de 18 anos é dia 15 de setembro. Mas disse que na coletiva de imprensa da próxima quarta-feira (23) podem ser anunciadas antecipações.


Dimas Covas comentou ainda sobre os estudos para o desenvolvimento da ButanVac, imunizante produzido integralmente no país. "Temos oito milhões de doses da ButanVac prontas e armazenadas. Vamos continuar armazenando até chegar aos 40 milhões de doses", disse. "Os estudos pré-clínicos em animas foram bem sucedidos.

O diretor do Butantan disse ainda que é possível que seja necessária uma dose de reforço na imunização contra a covid-19. "Nesse momento, tudo indica que ela será necessária para todas as vacinas. Tem países da europa já se programando para fazer isso em outubro."

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.