São Paulo Calor de 30ºC lota praias de Ubatuba (SP) neste sábado

Calor de 30ºC lota praias de Ubatuba (SP) neste sábado

Praias estão liberadas, assim como comércio para banhistas, desde que cumpram protocolo de uso de máscara e mantenham distância segura

Agência Estado
Praias do litoral paulista receberam turistas na tarde deste sábado (26)

Praias do litoral paulista receberam turistas na tarde deste sábado (26)

Antonio Molina/Estadão Conteúdo - 26.09.2020

A temperatura no litoral norte de São Paulo chegou a 30°C neste sábado, 26, e banhistas lotaram as praias de Ubatuba. Sem o devido distanciamento social, muitas pessoas desrespeitaram a recomendação para o uso de máscara. Ubatuba se encontra na fase amarela do Plano São Paulo.

As praias estão liberadas, assim como o comércio para os banhistas (quiosques), desde que cumpram o protocolo de uso de máscara e mantenham distância segura. Praias como Toninhas e Maranduba ficaram lotadas de banhistas e guarda-sóis na areia.

De acordo com boletim epidemiológico emitido pela prefeitura de Ubatuba neste sábado, o município registra 3.967 casos notificados do novo coronavírus e 34 óbitos. Atualmente, oito pacientes estão internados por causa da doença.

Segundo a Ecopistas, que administra as rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto, vias de acesso ao litoral norte, o volume de tráfego chegou a 136 mil veículos. O aumento foi de 4,68% no fluxo de veículos quando comparado ao fim de semana imediatamente anterior ao início da quarentena. Quando comparado ao último final de semana, a alta foi de 9,42% no fluxo.

Na Rodovia dos Tamoios, o aumento foi de 16,86% na descida da serra quando comparado ao fim de semana imediatamente anterior à quarentena. O órgão contabilizou quase 38 mil veículos nas praças de pedágio no sentido da descida. Houve aumento de 12,56% no sentido do litoral quando comparado ao último final de semana.

Medidas prorrogadas

A prefeitura de Ubatuba publicou dois decretos no último dia 15 referentes à pandemia da covid-19. O primeiro documento prorroga as medidas da quarentena no município até o dia 15 de outubro e segue o modelo do governo do Estado, que também ampliou o prazo.

No decreto 7433/20 foram inseridas medidas de flexibilização. Está permitido, por exemplo, o sistema de alimentação self-service nos restaurantes. No entanto, é necessário que o estabelecimento forneça luvas descartáveis aos clientes. Todos, aliás, obrigatoriamente devem usar máscaras faciais.

Últimas