Caminhada do Amor reúne mais de 12 mil pessoas no parque Ibirapuera, na zona sul de SP
Evento teve a participação dos apresentadores da 'Escola do Amor', da Record TV, Cristiane e Renato Cardoso
São Paulo|Do R7

A 7ª edição da Caminhada do Amor levou, neste sábado (29), mais de 12 mil pessoas ao parque Ibirapuera, na zona sul de São Paulo. O evento, promovido pela Igreja Universal, ocorre em parques, praias e espaços públicos de cidades brasileiras e de outros 88 países. No total, mais de 240 mil pessoas participaram do evento ao redor do mundo, de acordo com os organizadores.
O objetivo da caminhada é estimular o diálogo entre os casais, destacando a importância de investir no relacionamento e na qualidade do tempo a dois, minimizando o risco de discussões desnecessárias.
Renato Cardoso e Cristiane Cardoso, apresentadores da Escola do Amor, programa da Record TV, reforçaram o intuito principal da caminhada, antes de conversar com o público presente no parque.
"O que a gente procura ensinar às pessoas é como conduzir esse diálogo de forma inteligente. O que vai acontecer aqui hoje é diferente do que acontece no dia a dia. No dia a dia, eles não abordam assuntos profundos, até evitam", afirmou Renato Cardoso.

"Mas hoje, com as perguntas que vão ser feitas aqui, em um clima diferente, ambiente diferente, de uma forma que vai suscitar o conhecimento íntimo. Então, os casais vão sair daqui não feridos e mais distantes, mas mais próximos e surpresos até com aquilo que vão conhecer do parceiro."
Cristiane Cardoso destacou a importância da boa comunicação. "A pessoa pode fazer a caminhada a qualquer momento, no momento dela, não precisa esperar a gente fazer. O mais importante são as perguntas, responder e caminhar junto para chegar ao diálogo", acrescentou.
Recém-casados e experiência de longo relacionamento
Casados há apenas dez meses, Briane Fernanda de Almeida Krause, de 19 anos, e Pedro Henrique Meneses Viana, de 22, foram pela primeira vez à Caminhada do Amor. "Ainda estamos na lua de mel", brincou Pedro, que comentou a expectativa de ouvir os ensinamentos dos professores da Escola do Amor. "Viemos aprender na fonte."

Os recém-casados de Cachoeirinhas, Rio Grande do Sul, estão juntos há cinco anos e fazem a terapia do amor há dois. Briane contou o que ela e o marido aprenderam com a convivência a dois. "A rotina de casal é muito boa, e a gente aprende que, mesmo nos conflitos, tem que se fortalecer juntos."
Há 36 anos juntos, os comerciantes Valter Fernandes, de 60 anos, e Eurides Rosa Fernandes, de 53, buscam o diálogo para ajudar a manter o longo casamento. "Tem que ter paciência, entendimento, sabedoria e manter o foco em Jesus", afirmou Eurides.

"É o momento para se conhecer melhor. A gente quer aprender cada vez mais", disse Valter.
Com três filhos e nove netos, o casal comemora ser exemplo para a família. “Eles observam a gente, seguem direitinho", finalizou o comerciante.
Hora dos solteiros
Simone Nakama, de 43 anos, esteve na caminhada para a Hora dos Solteiros. A corretora diz que segue os ensinamentos da Escola do Amor há sete anos e aprendeu a pensar primeiro com a razão.
"O coração engana, você esquece de olhar a pessoa de verdade, atropela as fases. Primeiro é o namoro, depois o noivado e o casamento", afirmou. "Me curei e estou pronta para um novo relacionamento. Vim aqui na oportunidade de conhecer alguém, o ambiente é ideal, com pessoas com o mesmo propósito", completou.

Pedido de casamento
O operador de empilhadeira Thiago de Freitas Silva, de 30 anos, escolheu a Caminhada do Amor para pedir a namorada, Priscila Santos Braga, de 30 anos, em casamento.
"Foi uma surpresa. Ele tinha falado que não ia ser aqui, que ia ser na igreja, então, não esperava", disse a autônoma, que falou sobre a sensação de ser pedida em casamento na frente do público: "Foi muito bom, mas fiquei com vergonha [risos]".

Thiago, por sua vez, exaltou as qualidades da agora noiva e comentou a relação dos dois: "O mais importante foi o caráter, os princípios e valores dela como mulher. E a gente vem pondo em prática os ensinamentos dos professores".
O encontro deste sábado marcou a programação oficial do evento, mas os casais podem fazer a Caminhada do Amor a qualquer momento do ano. Para comprar o kit com as perguntas e respostas da caminhada, basta entrar no site da ArcaCenter.
A Caminhada do Amor, evento promovido pela Igreja Universal, reuniu, neste sábado (29), milhares de pessoas no parque Ibirapuera, na zona sul de São Paulo
A Caminhada do Amor, evento promovido pela Igreja Universal, reuniu, neste sábado (29), milhares de pessoas no parque Ibirapuera, na zona sul de São Paulo






















