Cantareira opera com 25,1% da capacidade, pior nível em seis anos
Em dezembro de 2015, o volume estava abaixo de sua capacidade 1,6%. Guarapiranga está com 56,1% de abastecimento
São Paulo|Do R7
O Sistema Cantareira opera neste sábado (25) com o nível mais baixo dos últimos seis anos. De acordo com os dados da Sabesp sobre a situação dos mananciais, o sistema opera com 25,1% da capacidade.
Leia também
Em dezembro de 2015, o volume estava abaixo de sua capacidade 1,6%. Na véspera de Natal de 2015, o sistema estava também abaixo de sua capacidade com 1,8%. Já em dezembro de 2016, o volume era de 45,8%. O sistema Guarapiranga está quase pela metade do abastecimento, com 56,1%.
O sistema é formado por cinco reservatórios (Jaguari, Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Paiva Castro). Para o volume ser considerado normal, o manancial deveria ter ao menos 60% da capacidade de armazenamento. O índice atual é o pior dos últimos seis anos.
A Sabesp tem uma escala para medir o volume útil dos reservatórios. O manancial apresenta estado normal quando o volume é igual ou superior a 60%; estado de atenção com o volume igual ou superior a 40% e inferior a 60%; em alerta, superior a 30% e inferior a 40%; e em restrição, superior a 20% e inferior a 30%. A medição de referência é a do último dia do mês.
A previsão era que a situação piorasse apenas no fim do ano, mas com a estiagem e as chuvas abaixo da média o problema se agravou.