Após profissionais de saúde, SP começará a vacina idosos com mais de 90 anos
Rovena Rosa/Agência Brasil - 20.01.2021O governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (3) uma ação conjunta a Prefeitura de São Paulo para vacinação dos idosos na capital em sistema drive-thru. Serão criados cinco pontos para atender a população com mais de 90 anos que começa a ser imunizada a partir da segunda-feira (8). "Os idosos que não puderem se deslocar para os locais de vacinação, receberão a vacina contra covid-19 em suas casas”, afirmou Doria.
Na capital, os postos serão localizados no Estádio do Pacaembu, na Arena Corinthians, no Autódromo de Interlagos, no Anhembi e na Igreja Boas Novas, na Vila Prudente. Além destes locais, a Prefeitura de São Paulo fará a vacinação dos idosos em uma rede de 468 Unidades Básicas de Saúde em todas as regiões da cidade e em quatro centros-escola do município.
O horário de funcionamento nos drive-thrus será das 8 às 17h. Já nas UBSs, a vacinação será realizada das 7 às 19h. Apenas na capital, a previsão é de imunizar mais de 32 mil idosos acima de 90 anos de um total de 206 mil em todo o Estado.
“Os 644 municípios estão também vendo suas estratégias de vacinação, seja pelo drive-thru ou casa a casa, principalmente para os pacientes acamados. Cada município tem a capacidade de olhar para o seu território e de adotar a estratégia que for melhor para atender a sua população”, destacou Regiane de Paula, Coordenadora de Controle de Doenças e Coordenadora do Plano Estadual de Imunização.
O governo orienta a realização do pré-cadastramento no site Vacina Já. Presencialmente, em média, a coleta de informações leva cerca de 10 minutos. A ferramenta ajuda a agilizar o atendimento e a evitar aglomerações. Não é um agendamento e o uso não é obrigatório para receber a vacina. O pré-cadastro pode ser feito por familiares de idosos ou de qualquer pessoa que participe dos públicos previstos na campanha.
Segundo o governo, as 587,1 mil doses da Vacina do Butantan que serão utilizadas nesta nova etapa de imunização estão sendo enviadas até esta quarta-feira (3) do CDL (Centro de Distribuição e Logística), localizado na capital, para os GVE (Grupos de Vigilância Epidemiológica), onde os municípios deverão retirar os respectivos quantitativos.
Com esta nova remessa, o governo afirma que será possível a totalidade do público-alvo da fase 1 da campanha, que contempla os trabalhadores da saúde, indígenas, quilombolas, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência com mais de 18 anos institucionalizados, seja imunizada. Estas novas doses permitirão que na próxima segunda-feira (8), os idosos acima de 90 anos também possam ser vacinados.