Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Capital paulista inicia Operação Baixas Temperaturas

Ação ocorre anualmente com o avanço do outono e a proximidade do inverno. Objetivo é acolher população de rua nos dias mais frios

São Paulo|Do R7

SP começa a mobilizar ajuda a moradores de rua durante cinco
meses
SP começa a mobilizar ajuda a moradores de rua durante cinco meses

A Operação Baixas Temperaturas, realizada anualmente na cidade de São Paulo, começou no último sábado (30) e vai até o dia 30 de setembro deste ano. Nesse período, profissionais da prefeitura abordam pessoas em situação de rua para acolhimento quando a temperatura é de 13°C ou menos.

Leia também

O objetivo do plano é zelar pela segurança e bem-estar da população em situação de rua e promover o acolhimento de crianças, adolescentes, adultos, idosos e famílias nos dias mais frios do ano.

As equipes de socioeducadores do Seas (Serviço Especializado de Abordagem Social) farão as abordagens diárias ao longo do dia em pontos estratégicos da cidade para ofertar acolhimento e outros serviços da rede socioassistencial. No período da noite, as abordagens são realizadas pela CPAS (Coordenação de Pronto Atendimento Social).

A Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) ressalta que as pessoas abordadas podem não aceitar a oferta de acolhimento para um dos centros de acolhida da prefeitura e, nesse caso, a equipe de orientadores oferece um cobertor.

A população pode ajudar as pessoas em situação de rua e solicitar uma abordagem social por meio da central 156 (ligação gratuita). O serviço funciona 24 horas por dia e o pedido pode ser anônimo, mas é importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está com número aproximado, citar pontos de referência, além de características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.