Capital paulista terá frota de ônibus 41% maior no domingo de eleição
Prefeitura anunciou nesta quinta-feira (29) que 6.858 coletivos vão operar para facilitar o deslocamento dos eleitores
São Paulo|Do R7
A Prefeitura de São Paulo colocará nas ruas neste domingo (2), dia de eleição, uma frota de ônibus 41% maior em relação aos domingos normais. No total, 6.858 vão operar para facilitar o deslocamento dos eleitores entre suas casas e os locais de votação.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) irá monitorar o trânsito nos principais corredores da cidade no sábado (1º) e também no domingo (2) para ajudar na mobilidade dos eleitores.
A prefeitura anunciou ainda um esquema especial de transporte para populações indígenas. A pedido do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo, as secretarias municipais de Direitos Humanos e Assistência e Desenvolvimento Social disponibilizarão cinco micro-ônibus e duas vans para transportar as comunidades indígenas de duas regiões de São Paulo: Jaraguá e Parelheiros.
A Prefeitura também atendeu à solicitação do Tribunal Regional Eleitoral do Estado, como historicamente o faz em eleições, disponibilizando 60 veículos do tipo misto para realização e apuração das eleições de 2022.
Paulista, Zona Azul e ciclofaixas
A Secretaria Municipal das Subprefeituras, por meio da Subprefeitura Sé, informa que o programa "Ruas Abertas" está suspenso neste domingo (2). A Avenida Paulista e o Minhocão estarão abertos para os veículos. O Elevado João Goulart (Minhocão) funcionará das 7h às 0h.
Fica liberado o estacionamento nas vias e logradouros públicos, sinalizadas com placas proibindo o estacionamento, R6-a (proibido estacionar), exceto nos corredores exclusivos de ônibus do sistema de transporte público, nas vias com faixas exclusivas de ônibus à direita ou à esquerda e nas vias de trânsito rápido.
A Zona Azul funcionará de acordo com a sinalização local.
As ciclofaixas de lazer de São Paulo estarão desativadas neste domingo (2). A medida objetiva dar maior comodidade aos eleitores e permitir melhor acesso a todos aos locais de votação, garantindo o fluxo nas principais ruas e avenidas da cidade, principalmente nos locais próximos aos colégios eleitorais.
A empresa Coranda, que opera os nove trechos de ruas e avenidas na capital Paulista que perfazem 114 kms de trajetos e atendem cerca de 120 mil pessoas, informa que as ciclofaixas de Lazer voltarão a funcionar normalmente no próximo domingo (9) das 7h às 16hs.
Alterações no trânsito
Confira as vias que permanecerão bloqueadas durante a votação:
- Rua Francisca Miquelina, entre as ruas Dona Maria Paula e Aguiar de Barros, na Bela Vista, da 0h de sábado (1º) às 24h de domingo (2). A alternativa será seguir pela Avenida Brigadeiro Luís Antônio e Rua Aguiar de Barros.
- Rua Américo Falcão entre as ruas Jacaratinga e Estância, no Campo Limpo, das 6h de sábado (1º) às 24h de domingo (2). A alternativa para os veículos oriundos da Estrada do Campo Limpo, sentido bairro, será seguir pelas ruas Américo Falcão, Jacaratinga, Estância e Américo Falcão. Os veículos oriundos da Rua Américo Falcão com destino à Estrada do Campo Limpo, deverão seguir pelas ruas Estância, Cajanga e Batista Crespo, e Estrada do Campo Limpo
- Rua Elísio Ferreira, entre a Rua Dr. Felice Buscaglia e a Avenida Ragueb Chohfi, em São Mateus, sexta-feira (30) e sábado (1º), das 6h às 14h, e no domingo (2) das 16h às 24h. A alternativa para os veículos oriundos da Rua Elísio Ferreira será seguir é seguir pelas ruas Dr. Felice Buscaglia e Embaixador Ildefonso Falcão
- Avenida Paula Ferreira, entre as ruas Jesuíno de Brito e Anastácio de Souza Pinto, na Freguesia do Ó, sexta-feira (30) e sábado (1º), das 6h às 14h, e no domingo (2) das 16h às 24h. A alternativa para os veículos oriundos da Avenida Paula Ferreira é seguir pela rua da Bica e Avenida Itaberaba.