Carro elétrico na garagem? SP libera instalação de carregadores individuais em condomínios
Motorista precisa ter vaga privativa e se atentar à compatibilidade com a carga elétrica do edifício
São Paulo|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Moradores de condomínios em São Paulo agora podem instalar carregadores individuais para veículos híbridos e elétricos, desde que tenham vaga de garagem privativa e compatibilidade com a carga elétrica do edifício. A nova lei foi publicada nesta quinta-feira (19) pelo governo estadual e inclui prédios comerciais.
Em entrevista ao News das 19h, Eduardo José de Oliveira, advogado especialista em direito imobiliário, explica que o primeiro passo para quem deseja instalar um carregador é comunicar formalmente a intenção à administradora, conforme estabelecido em assembleia.

A lei também exige a presença de profissional técnico habilitado para analisar as condições de instalação. “A não ser que haja um forte motivo técnico para impedir que o carregador esteja instalado, de fato, hoje a lei traz essa segurança para os proprietários, que é um direito consagrado, desde que, obviamente, respeitadas algumas regras”, pontua Oliveira.
Com relação à reserva das vagas com carregadores em sistemas rotativos de estacionamento, muito comum em diversos condomínios, o advogado sugere criar mais espaços destinados para os veículos elétricos. Desta forma, haveria um rodízio interno deste modelo, assim como já ocorre nas vagas específicas para carros maiores e menores.
Leia Mais
Ainda assim, Oliveira reconhece que a possibilidade não foi reconhecida na lei, o que pode gerar conflitos. Outro ponto de atenção destacado pelo advogado é a ausência das normas dos bombeiros para autorização dos carregadores.
“Os bombeiros, por lei, eles são responsáveis pela atribuição do AVCB [Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros]. Portanto, a autorização para que o condomínio possa funcionar plenamente, eles precisam necessariamente, de ano a ano, ou de determinados períodos, da aprovação dos bombeiros. E a parte elétrica passa, sim, sobre o crivo dos bombeiros”, completa.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!











