Cartão-postal de São Paulo, Ipiranga com São João tem buraco e lixo
Cruzamento de avenidas localizadas no centro da cidade expõe frequentadores à problemas de zeladoria da gestão Bruno Covas (PSDB)
São Paulo|Do R7

Cartão-postal da cidade de São Paulo, a esquina da avenida Ipiranga com a São João possui buracos, lixo acumulado, pisos e canteiros para mudas de árvore destruídos, causando transtornos para quem frequenta a região.
Lançada em 1992, a música “Sampa” de Caetano Veloso retrata o encontro e a percepção do cantor em relação à capital paulista. “É que quando eu cheguei por aqui, eu nada entendi. Da dura poesia concreta de tuas esquinas, da deselegância discreta de tuas meninas”, diz. Em outros versos, a declaração de amor: “alguma coisa acontece no meu coração, que só quando cruza a Ipiranga com a avenida São João”. Mais adiante na música, Veloso relata o povo oprimido e “da força da grana que ergue e destrói coisas belas”.
Leia mais: Famoso cartão-postal de São Paulo é tomado por sujeira e descaso
Veloso estava certo quando canta que destrói coisas belas. O cruzamento da avenida Ipiranga com a avenida São João, por exemplo, possui diversos buracos, lixo acumulado, pisos e canteiros destruídos. Os problemas causam transtornos para quem frequenta a região, podendo, inclusive, causar acidentes com pedestres.
Questionada pela reportagem, a Subprefeitura da Sé informou que realiza serviços de limpeza diariamente na região. “Em relação ao buraco, a Ilume realizará vistoria no local e executará o serviço necessário. As equipes de jardinagem estão na avenida realizando o plantio nos canteiros”, anunciou.
Veja também: São Paulo reaproveita apenas 3% do lixo reciclável
O órgão argumenta que os serviços de logradouros e manutenção de galerias foram efetuados entre os dias 6 e 12 de julho, já a operação tapa-buraco, 2 de julho. “Vale ressaltar que o mutirão Grandes Corredores foi realizado no dia 6 de julho”, diz.
Por fim, pede a colaboração dos munícipes e comerciantes “para não descartarem o lixo fora do horário estabelecido pela coleta”. Os sacos de resíduos devem ser colocados, segundo o órgão, nas calçadas o mais próximo possível do horário da passagem do caminhão coletor, “evitando que os mesmos fiquem expostos por mais tempo na calçada ou que sejam rasgados”.















