CET libera rodízio em manhã de caos por causa de forte temporal em SP
Já são 77 pontos de alagamento, sendo 69 intransitáveis. Duas linhas de trem estão com operação parcial porque os trilhos estão cheios d'água
São Paulo|Joyce Ribeiro, do R7
O rodízio municipal de veículos está suspenso para carros e caminhões nesta segunda-feira (10), o dia todo, devido às fortes chuvas que atingem a capital e Região Metropolitana de São Paulo. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, todo efetivo da CET está nas ruas para auxiliar motoristas e organizar o trânsito.
Leia também: Chuva forte em SP provoca paralisação da Linha 9-Esmeralda
O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura) registra 76 pontos de alagamento, sendo 68 intransitáveis. As marginais Tietê e Pinheiros estão alagadas por causa do transbordamento dos rios. As regiões de Ipiranga, Perus e Butantã estão em estado de alerta por transbordamento. No Itaim Paulista, na zona leste, a situação está sendo monitorada pelo risco de transbordamento.
De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, a Zona Azul não está liberada hoje. Também não estão liberadas as demais restrições existentes na cidade: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF).
Leia também: Linhas da CPTM operam parcialmente após temporal em SP
A cidade de São Paulo tem agora 84 quilômetros de congestionamento, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego. O pior ponto é a Marginal Tietê sentido Castelo Branco com 10 km de congestionamento entre as pontes Imigrante Nordestino e das Bandeiras. O motorista deve prestar atenção, pois as faixas exclusivas de ônibus e os corredores de ônibus não foram liberados.
Já são 245 pontos de enchentes na Grande São Paulo, 24 desabamentos (sendo que uma vítima está ferida em Pirapora do Bom Jesus). Houve ainda 27 quedas de árvores, de acordo com levantamento do Corpo de Bombeiros. Não há feridos.
Leia também: Chuva alaga vários pontos em São Paulo e paralisa a cidade
Segundo o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Marcos Palumbo, 200 chamados de emergência são atendidos agora em São Paulo, sendo que outros 60 já foram atendidas. A orientação é que as pessoas não saiam de casa e adiem compromissos.
A Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) está alagada assim como o Clube do São Paulo, no Morumbi, que foi tomado por água e lama.
Transporte
A chuva também provoca transtornos na operação dos trens da CPTM no início desta segunda-feira. A Linha 9-Esmeralda não está operando em quase toda a extensão, da estação Osasco até a Santo Amaro. A CPTM informou que o sistema Paese já foi acionado e que os ônibus ainda estão sendo aguardados.
Na linha 8-Diamante, os trens não circulam entre as estações Comandante Sampaio e Itapevi. Todas as linhas do Metrô circulam normalmente na manhã.