Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Chuva deixa São Paulo em estado de atenção para alagamentos

Zona sul e marginal Pinheiros entraram em estado de atenção por volta das 16h. A chuva deve se repetir na quarta (23)

São Paulo|Do R7

Chuva na zona leste de São Paulo
Chuva na zona leste de São Paulo Chuva na zona leste de São Paulo

Diversas áreas da capital paulista entraram em estado de atenção para alagamentos na tarde desta terça-feira (22). A zona sul e a região da marginal Pinheiros foram consideradas nesta condição às 16h02 pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), da Prefeitura de São Paulo. Mais tarde, após as 17h, também entraram em atenção as zonas norte, leste, oeste, sudeste e o centro, além da marginal Tietê. Pouco antes das 19h, os estados de atenção foram encerrados.

Há registros de chuva de granizo na zona sul e em Osasco, na região metropolitana de São Paulo.

Áreas de instabilidade vindas do interior, formadas pelo calor e pela entrada da brisa marítima, atuam na cidade de forma isolada. Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram chuva forte e moderada na zona sul, nas subprefeituras de Parelheiros e Grajaú. Essa instabilidade tem lento deslocamento e potencial para rajadas de vento, alagamentos e transbordamentos de rios e córregos.

A tendência é que as próximas horas continuem com chuvas, que vão variar de intensidade de forma isolada, inclusive nos períodos da noite e da madrugada.

Publicidade

Imagens do radar meteorológico do CGE indicavam chuva forte em Juquitiba, Ibiúna e Mogi das Cruzes por volta das 16h, mas sem deslocamento para a capital paulista.

Próximos dias

As últimas simulações atmosféricas indicam que a semana será marcada por muita chuva na capital e na região metropolitana, por conta da presença de áreas de instabilidade e da propagação de uma frente fria no oceano.

Publicidade

Em decorrência disso, são esperados expressivos volumes de chuva, o que eleva o potencial para transbordamentos de córregos e rios, bem como para o escorregamento de encostas em áreas de risco. O calor observado nos últimos dias diminui, por conta do tempo fechado e chuvoso.

A quarta-feira (23) promete ser chuvosa desde a madrugada, com períodos de melhoria no decorrer do dia. As precipitações mais significativas devem ocorrer entre a tarde e o decorrer da noite. Além da chuva, não se descarta a ocorrência de rajadas de vento que podem superar os 50km/h, elevando dessa forma o risco de queda de árvores. As temperaturas variam entre mínima de 19°C na madrugada e máxima de 27°C, com percentuais mínimos de umidade do ar acima dos 50%.

Na quinta-feira (24), a atuação de uma frente fria no litoral paulista, associada a núcleos de chuva de moderada a forte intensidade, mantém o tempo instável e chuvoso ao longo do dia. As temperaturas entram em declínio e devem oscilar entre mínima de 16°C e máxima de apenas 21°C. Os índices de umidade do ar permanecem elevados, acima dos 65%.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.