Chuva em São Paulo deixa ruas alagadas e derruba árvores e muro
De acordo com o Corpo de Bombeiros, 47 chamados foram abertos para queda de árvores e 38 para enchentes, às 17h. Três pessoas ficaram feridas
São Paulo|Plínio Aguiar, do R7*
A chuva que atinge a capital e a região metropolitana de São Paulo no final da tarde desta terça-feira (8) deixou diversas pessoas ilhadas, ruas e avenidas alagadas, além de provocar a queda de árvores e de um muro.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, 75 árvores caíram e 43 chamados para enchentes (envolve alagamentos e pessoas ilhadas) foram realizados. Não havia relatos, de acordo com a corporação, de pessoas atingidas. Paulistanos relatavam, nas redes sociais, falta de luz em alguns pontos da cidade como a Vila Mariana, na zona sul, e a Vila Mendes, na zona leste.
A corporação também registrou a queda de um muro, na rua Caio Prado, no centro da capital. O acidente ocorreu às 16h39 e deixou três vítimas. Elas foram socorridas e levadas para a Santa Casa de Misericórdia. Também foram registrados três desabamentos.
O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência) registrou estado de atenção para as zonas oeste (16h37), centro (16h20), sudeste (16h), sul (16h), leste (15h16) e as marginais Pinheiros (16h) e Tietê (15h16). O órgão também apontou estado de alerta na subprefeitura do Ipiranga, de Itaquera e da Vila Formosa.
Leia mais: Chuva deixa famílias desalojadas e causa estragos no interior de SP
O centro também informou que houve transbordamento do córrego Moinho Velho, na rua Dois de Julho, na zona sudeste, às 17h04. Minutos depois, às 16h20, foi a vez do do rio Aricanduva, na avenida Itaquera com a avenida Aricanduva, na zona leste da capital, transbordar, às 16h20.
As chuvas tem lento deslocamento e potencial para formação de alagamentos, rajadas de vento e queda de granizo. Este último, por sua vez, foi registrado no Ipiranga, às 16h, e na Vila Prudente, às16h10. Em seguida, na rua da Consolação, às 16h40. Nas próximas horas, de acordo com os meteorologistas do CGE, o tempo segue instável.
Confira: Saiba como se proteger de doenças trazidas pelas enchentes
O Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na região metropolitana, registrou às 16h o vento de 39 km/h. Segundo a GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, havia 12 voos atrasados entre as 16h e as 17 horas.
Composições da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) circulavam com velocidade reduzida entre as estações Suzano e Estudantes, da Linha 11-Coral por causa de descarga elétrica.
As áreas de instabilidade formadas pelo calor e a entrada da brisa marítima, permanecem atuando na capital paulista com forte intensidade e lento deslocamento. Imagens do rada meteorológico mostram precipitação fraca na zona leste. Porém nas regiões oeste, sudeste, sul e no centro, chove forte com pontos moderados.
*Com informações da Agência Estado