Chuva forte coloca São Paulo em estado de atenção para alagamentos
Combinação de calor com umidade facilitou a formação do temporal neste sábado (27)
São Paulo|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A forte chuva que atinge São Paulo neste sábado (27) colocou a cidade em estado de atenção para alagamentos. O alerta do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) foi dado às 15h50. De acordo com o órgão da prefeitura, a combinação do calor com a umidade estimulou a formação de uma instabilidade que provoca chuva com até forte intensidade.
A Defesa Civil enviou um alerta severo às 16h44 sobre chuvas fortes na região central e Norte da capital paulista, com condições para granizo. A Enel informou que 172 mil imóveis estão sem energia na Grande São Paulo, sendo 144 mil só na capital.
O Corpo de Bombeiros recebeu, até as 16h, 55 chamados para quedas de árvores na cidade, muitas delas na região central. Na Avenida Dom Pedro I, altura do número 419, no Ipiranga, solicitantes informaram que cerca de sete árvores caíram, uma delas sobre um ponto de ônibus, mas sem vítimas. Uma árvore caiu em uma residência, na rua Serra de Paracaína, altura do número 303, no bairro do Cambuci. Não há informações de vítimas.
Os bombeiros receberam chamado também na altura do número 135, da rua Silva Bueno, no bairro do Ipiranga, uma árvore atingiu uma oficina e as pessoas não conseguem sair do imóvel.
Ainda no Ipiranga, uma árvore de grande porte caiu na Avenida Dom Pedro I e bloqueia a pista. De acordo com os bombeiros, os motoristas estão trafegando pela contramão para sair do local.
De acordo com o CGE, dezembro acumulou, até o momento, 138,4mm de chuva, o que representa aproximadamente 75,1% dos 184,2mm esperados para o mês.
Como fica o tempo nos próximos dias:
De acordo com o CGE, as simulações mais recentes dos modelos de previsão mostram que os últimos dias de dezembro serão mais chuvosos, principalmente entre os dias 29 e 31.
O domingo (28) deve começar com nebulosidade variável e sol no decorrer do dia. A temperatura mínima prevista para a madrugada é de 22°C e a máxima deve atingir os 34°C no início da tarde, com índices de umidade do ar entre 37% e 95%.
O CGE afirma que entre a tarde e o início da noite a previsão é de pancadas isoladas de chuva com até forte intensidade, mas sem uma região preferencial para o início das precipitações. Há potencial para queda de granizo e rajadas de vento localizadas.
Na segunda-feira (29), a madrugada deve registrar céu nublado e termômetros na marca dos 21°C. O amanhecer será com sol, nebulosidade variável e probabilidade de pancadas isoladas de chuva com baixo volume. À tarde, a condição de tempo instável se intensifica, com a ocorrência de pancadas de chuva de forte intensidade, o que aumenta o potencial para queda de árvores, alagamentos e elevação das cotas de rios e córregos. A temperatura máxima deve chegar aos 32°C com taxas mínimas de umidade do ar em torno dos 45%.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














