Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Chuva inunda garagem de prédio e deixa um morto na zona norte  

Água subiu até o teto do subsolo de prédio comercial na Rua Ezequiel Freire, em Santana, zona norte, a mais afetada pela chuva desta terça-feira (23)

São Paulo|Elizabeth Matravolgyi, da Agência Record, e Pietro Otsuka*, do R7

Enxurrada invadiu garagem de prédio comercial na rua Ezequiel Freire, em Santana
Enxurrada invadiu garagem de prédio comercial na rua Ezequiel Freire, em Santana Enxurrada invadiu garagem de prédio comercial na rua Ezequiel Freire, em Santana

Uma pessoa morreu após inundação em subsolo de um prédio comercial na Rua Ezequiel Freire, 35, em Santana, zona norte da capital paulista. A água subiu até o teto e seis equipes do Corpo de Bombeiros foram ao local, incluindo bombeiro mergulhador. Segundo os bombeiros, a vítima, Jorge Garcia da Costa, de 62 anos, era motorista de aplicativo.

As chuvas que atingiram São Paulo nesta tarde de segunda-feira (23) causaram transtornos e alagamentos em várias regiões da cidade, mas a zona norte foi a mais afetada. Cidade ficou em estado de alerta até às 17h30.

Os bombeiros receberam, somente nesta segunda, 129 chamados relacionados a transtornos causados pela chuva na capital e região metropolitana: 106 eram relacionados a enchentes, 19 eram para avisar sobre quedas de árvores e 4 sobre desabamentos. Os bombeiros tiveram que socorrer pessoas que ficaram ilhadas em carros ou dentro das próprias casas.

Estação Santana do Metrô com acesso intransitável devido a alagamentos
Estação Santana do Metrô com acesso intransitável devido a alagamentos Estação Santana do Metrô com acesso intransitável devido a alagamentos

As estações Santana e Tucuruvi do Metrô de São Paulo, ambas localizadas na zona norte da cidade, tiveram os acessos alagados.

Publicidade

Leia mais: Com temporal, cidade de São Paulo entra em estado de atenção

Em vídeo públicado no Instagram, um perfil dedicado a informações referentes à zona norte compartilhou imagens do alagamento que atinge a estação Santana. A água da chuva atinge o local de acesso entre o Metrô e o terminal de ônibus. 

Publicidade

De acordo com a última atualização do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura), feita às 17h22, toda a cidade de São Paulo está em estado de atenção. As subprefeituras de Santo Amaro e Jaçanã/Tremembé estão em estado de alerta.

Ao todo, são seis pontos de alagamento na capital, sendo cinco intransitáveis e um transitável. O tráfego de carros está interrompido por causa da água na avenida Edu Chaves, próxima a avenida Sanatórios, na avenida Raimundo Pereira de Magalhães, no bairro de Perus, e nas avenidas Cruzeiro do Sul, Ataliba Leonel e Zaki Narchi, na zona norte. 

Publicidade
Fortes chuvas alagaram diversas regiões de São Paulo
Fortes chuvas alagaram diversas regiões de São Paulo Fortes chuvas alagaram diversas regiões de São Paulo

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

- Evite transitar em ruas alagadas;

- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.

- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

Tendência para os próximos dias

Nesta terça-feira (24), véspera de Natal, a madrugada deve registrar chuviscos, mas as condições meteorológicas melhoram no decorrer do dia, que será marcado por sol entre nuvens. Não há previsão de chuva. As temperaturas não sobem muito: mínima de 17°C e máxima em torno dos 25°C.

O dia de Natal na capital paulista será ensolarado, com temperatura máxima chegando aos 28°C. Não deve chover.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Ana Vinhas

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.