Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Chuva provoca alagamentos, e mais de 30 mil locais ficam sem energia em São Paulo

A combinação do calor com a umidade favoreceu a formação de fortes pancadas; previsão é de mais chuvas quinta e sexta

São Paulo|Do R7

Pedestres e motoristas enfrentam chuva forte na região da Avenida Paulista (SP) LEANDRO CHEMALLE/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO - 25.12.2024

As chuvas que atingiram São Paulo na tarde de Natal, nesta quarta-feira (25), provocaram alagamentos em várias regiões da cidade. A Defesa Civil decretou estado de atenção das 16h56 às 19h15. Mais de 30,4 mil locais estavam sem energia elétrica às 19h, de acordo com o site da Enel.

Com ventos fortes e raios, o temporal também atingiu a Grande São Paulo e as regiões de Bauru, Araçatuba e Santos. Segundo previsão do tempo, chuvas fortes devem atingir o estado de São Paulo nos próximos dois dias. A Defesa Civil informou que havia 11 pontos de alagamento intransitáveis na capital paulista por volta as 18h.

De acordo com os dados das estações meteorológicas do Inmet, os maiores registros de rajadas de vento foram de 56 km/h em Ribeirão Preto, 54 km/h Padrópolis, 50 km/h em São Miguel Arcanjo e 40 km/h em Barra Bonita. Já na capital foi de 32 km/h (na estação Mirante de Santana).

A Enel afirma que mantém reforço das equipes em campo, que seguirão trabalhando 24h para reconstruir os trechos de rede danificados e restabelecer o serviço para todos os clientes.


Previsão

Segundo o CGE, da Prefeitura de São Paulo, a combinação do calor com a umidade favoreceu a formação de pancadas de chuva com até forte intensidade na cidade de São Paulo. A tendência para os próximos dias mantém a possibilidade de mais temporais.

A chegada de uma frente fria ao estado, associada ao canal de umidade da região centro-norte do país, vai provocar volumes expressivos de precipitação nos próximos dias, em especial na quinta-feira (26) e sexta-feira (27) em decorrência da permanência do sistema sobre o estado paulista, afirma o CGE.


“Nessas condições de chuva forte, alerta-se para a formação de alagamentos intransitáveis, transbordamentos de rios e córregos, quedas de árvores, por conta de eventuais rajadas de vento, bem como desabamentos e deslizamentos de terra em áreas consideradas de risco”, afirma em nota.

A quinta-feira (26) deve apresentar uma madrugada com muitas nuvens e pancadas isoladas de chuva que ganham força ao longo do dia. Mínima de 20°C e a máxima por volta dos 24°C. A umidade do ar estará elevada, com valores mínimos ao redor dos 75%.


O tempo chuvoso se estende para a sexta-feira (27), que em virtude do solo encharcado e da persistência das precipitações, aumenta o potencial para possíveis transtornos durante as precipitações. A temperatura mínima prevista é de 20°C e a máxima não deverá passar dos 25°C, com as taxas mínimas de umidade ao redor dos 75%.

Cuidados na hora da chuva

- Evite transitar em ruas alagadas

- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.

- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

- Planeje suas viagens, para ter menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

Pontos de alagamentos

Intransitáveis

Centro (Sé)

• Av. Cantareira (R. São Caetano)

• Praça 14 Bis (R. Manoel Dutra)

• Túnel João Paulo II (Aeroporto)

• Túnel Fernando Vieira de Mello (Bairro)

Zona Oeste (Lapa)

• Av. do Estado (Pte. Fepasa)

• Av. Pompeia (R. Palestra Itália)

Zona Oeste (Pinheiros)

• Túnel Max Feffer (Centro)

• Túnel Max Feffer (Bairro)

• Av. Leopoldo Couto Magalhães Jr. (Av. Brigadeiro Faria Lima)

Zona Sul (Santo Amaro)

• Av. Santo Amaro (Av. Roque Petroni Jr.)

Zona Sudeste (Vila Mariana)

• Av. 23 de Maio (Viaduto Euclides Figueiredo)

• Túnel Ayrton Senna (Bairro)

• Av. José Maria Whitaker (Dr. Habrebeck Brandão)

Transitáveis

Zona Oeste (Lapa)

• Rua Dr. Augusto Miranda (R. José Tavares de Miranda)

Zona Leste (Mooca)

• Rua Monte Serrat (R. Azevedo Soares)

• Rua Euclides Pacheco


Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.