Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Ciclone extratropical deixa 4 mortos no RS e avança para SP, onde temperatura vai despencar

O fenômeno, que se iniciou no Sul do país, trará fortes ventos para a região Sudeste; a queda dos termômetros será passageira

São Paulo|Melissa Venturini*, do R7, com informações da Agência Estado


Fortes chuvas atingiram vários municípios do RS
Fortes chuvas atingiram vários municípios do RS

A passagem de um ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul deixou quatro mortos e mais de cem pessoas desalojadas no estado. O fenômeno também vai causar mudanças no clima do Sudeste, principalmente em São Paulo,onde as temperaturas vão despencar.

A partir desta terça-feira (5), a frente fria levará chuvas ao Espírito Santo, a Minas Gerais e ao Rio de Janeiro, além de São Paulo, segundo Helena Balbino, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


Essa mudança drástica se dará pela frente fria trazida pelo ciclone. "[O fenômeno] leva uma frente fria e, quando ele é mais forte, ela consegue ir até o Sudeste", afirmou Balbino.

Por isso, as baixas temperaturas do Sul do país vão refletir nos termômetros, que não devem passar dos 25°C em São Paulo nesta terça-feira. Ao longo do dia, a expectativa é que a miníma seja de 15°C. 


O fenômeno também trará fortes ventos à capital paulista. "Na hora em que o vento do Sudeste chegar, já vai começar a virar o tempo", explicou a especialista. "Vai começar a esfriar, e o vento vai ficar bem forte. As rajadas vão se estender até a quarta-feira."

Leia também

Depois da passagem do ciclone, as temperaturas vão subindo gradativamente na quinta (7) e na sexta-feira (8), até que outro sistema de instabilidade chegue a São Paulo, no domingo (10).


Situação no Rio Grande do Sul

De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, quatro pessoas morreram e mais de cem ficaram desalojadas entre a madrugada e o fim da manhã desta segunda-feira (4).

Muitas casas sofreram danos por conta da ventania, da chuva forte e da queda de granizo. Além disso, há muitos pontos de alagamento. Os principais municípios atingidos são os do norte do estado e os da Serra Gaúcha.

*Sob a supervisão de Lucas Ferreira

Ciclone bomba provoca ressaca e ondas de 3 metros no litoral de SP

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.